Uma Carta Para o Futuro: Constructos Sobre(IN) sustentabilidade

Authors

  • Sebastião Nogueira da Fonseca Neto Secretaria de Estado de Educação do estado do Pará
  • Nívia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X24344

Keywords:

Sustentabilidade. Formação de Professores. Carta para o futuro.

Abstract

Em geral, o cenário atualmente vigente na nossa sociedade tem apontado para crescentes desigualdades sociais e econômicas, com desdobramentos importantes para o campo ambiental. É nesse contexto, que questões que envolvem a sustentabilidade têm sido discutidas. O presente trabalho tem como objetivo apreender e ponderar sobre os constructos relativos à (in)sustentabilidade, em uma “Carta para o Futuro”, elaborados por professores da educação básica, no contexto de uma formação, precisamente de um mestrado profissional. Quando pensamos em sustentabilidade, inexoravelmente, pensamos nos aspectos que envolvem, justamente, a insustentabilidade, quer sejam dos sistemas sociais quer sejam dos sistemas naturais, o que foi observado nos constructos dos professores. Certamente porque estamos enredados por toda ordem de processos insustentáveis da vida. É importante considerar as questões implicadas nos processos de insustentabilidade, na perspectiva de tomada de consciência social sobre a realidade socioambiental vigente.

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Author Biographies

Sebastião Nogueira da Fonseca Neto, Secretaria de Estado de Educação do estado do Pará

Nívia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Nadia Magalhães da Silva Freitas

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Published

2016-12-29

How to Cite

Fonseca Neto, S. N. da, Freitas, N. M. da S., & Freitas, N. M. da S. (2016). Uma Carta Para o Futuro: Constructos Sobre(IN) sustentabilidade. Ciência E Natura, 39(1), 133–141. https://doi.org/10.5902/2179460X24344

Issue

Section

Teaching

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