Conhecimento científico e conhecimento escolar: as dificuldades docentes na transposição didática

Autores

  • Helena Maria Salla Universidade Estadual Paulista
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40019

Palavras-chave:

Transposição didática. Educação científica. Ensino

Resumo

A compreensão dos aspectos epitemológicos da produção científica e tecnológica, atreladas a capacidade de compreender as relações existentes entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, se apresentam como demandas de uma educação científica que busque a formação de alunos aptos ao exercício pleno de sua cidadania. Nesse sentido, o importante processo de transposição didática do conhecimento científico em conhecimento escolar, inerente à sua prática docente, foi nosso objeto de estudo. Também procuramos elucidar quais as principais adaptações que são feitas em caráter didático e compreender como esse professor enxerga as relações científicas e tecnológicas na sociedade e qual o enfoque dado ao ensino de ciências e biologia nesse sentido. Através de entrevistas com sete professores e, utilizando a metodologia de análise do conteúdo, foi possível verificar que alguns fatores como o interesse do aluno pelo aprendizado e a valorização docente afetam diretamente em sua motivação, além de uma urgente revisão nos objetivos da educação CTS e nos conteúdos apresentados pelo currículo escolar. Esses e outros aspectos devem ser incluídos na formação incial desse professor que deverá ser capaz de promover a transposição de conteúdos, considerados complexos, à realidade e capacidade de compreensão do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Andrade Caldeira, Universidade Estadual Paulista

Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, interdisciplinaridade, semiótica peirceana, filosofia da biologia. Credenciada nos Programas de Pós Graduação em Educação para Ciência e Docência para Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB). 

Referências

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 73-97, 2011.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Trad. Magda SS Fonsceca. 2011.

BERNARDO, JR da R.; VIANNA, Deise M.; SILVA, VHD da. A construção de propostas de ensino em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. Editora UNB: Brasília, 2011.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo, Cortez, 2011

CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de educação, cIências e Matemática, v. 3, n. 2, 2013.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado, v. 3, 1991.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 36, p. 474-492 2007.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula, 2002.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Salla, H. M., & Caldeira, A. M. de A. (2021). Conhecimento científico e conhecimento escolar: as dificuldades docentes na transposição didática. Ciência E Natura, 42, e51. https://doi.org/10.5902/2179460X40019

Edição

Seção

40 ANOS - Edição especial de aniversário