Conhecimento científico e conhecimento escolar: as dificuldades docentes na transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40019Palavras-chave:
Transposição didática. Educação científica. EnsinoResumo
A compreensão dos aspectos epitemológicos da produção científica e tecnológica, atreladas a capacidade de compreender as relações existentes entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, se apresentam como demandas de uma educação científica que busque a formação de alunos aptos ao exercício pleno de sua cidadania. Nesse sentido, o importante processo de transposição didática do conhecimento científico em conhecimento escolar, inerente à sua prática docente, foi nosso objeto de estudo. Também procuramos elucidar quais as principais adaptações que são feitas em caráter didático e compreender como esse professor enxerga as relações científicas e tecnológicas na sociedade e qual o enfoque dado ao ensino de ciências e biologia nesse sentido. Através de entrevistas com sete professores e, utilizando a metodologia de análise do conteúdo, foi possível verificar que alguns fatores como o interesse do aluno pelo aprendizado e a valorização docente afetam diretamente em sua motivação, além de uma urgente revisão nos objetivos da educação CTS e nos conteúdos apresentados pelo currículo escolar. Esses e outros aspectos devem ser incluídos na formação incial desse professor que deverá ser capaz de promover a transposição de conteúdos, considerados complexos, à realidade e capacidade de compreensão do aluno.
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