Estudo cooperativo: uma interessante prática para o sucesso acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X31584

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Estudo Cooperativo, Cálculo

Resumo

Os altos índices de reprovação nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, e a subsequente evasão ocasionada por eles causam preocupação em muitas universidades ao redor do mundo, tanto em países em desenvolvimento, caso do Brasil, como em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Então, não é surpreendente a existência de várias pesquisas que estudem os motivos desse contexto, assim como possíveis formas de ação. Este é o tema do presente artigo, ao estudar as origens desse problema, analisar as causas das dificuldades dos alunos e apresentar o Estudo Cooperativo como uma forma de mudar esta situação. O artigo se baseia em dados de várias universidades que demonstraram interesse neste método. Os resultados evidenciam a efetividade desta prática, tanto no desempenho acadêmico quanto no psicológico dos estudantes, demonstrando assim a necessidade de haver um incentivo maior desta técnica, bem como um intenso estudo acerca da maneira que ela deve ser feita.

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Biografia do Autor

João Inácio Moreira Bezerra, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Estudante em Engenharia da Computação UFPEL, bolsista no Projeto GAMA(Grupo de Apoio em Matemática), professor no Desafio Pré-Universitário,pesquisas em Educação e Dinâmica Populacional.

Rejane Pergher, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino e em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: programação linear, biomecânica, controle e otimização.

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Bezerra, J. I. M., & Pergher, R. (2018). Estudo cooperativo: uma interessante prática para o sucesso acadêmico. Ciência E Natura, 40, e27. https://doi.org/10.5902/2179460X31584

Edição

Seção

Ensino