Estudo cooperativo: uma interessante prática para o sucesso acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X31584Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Estudo Cooperativo, CálculoResumo
Os altos índices de reprovação nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, e a subsequente evasão ocasionada por eles causam preocupação em muitas universidades ao redor do mundo, tanto em países em desenvolvimento, caso do Brasil, como em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Então, não é surpreendente a existência de várias pesquisas que estudem os motivos desse contexto, assim como possíveis formas de ação. Este é o tema do presente artigo, ao estudar as origens desse problema, analisar as causas das dificuldades dos alunos e apresentar o Estudo Cooperativo como uma forma de mudar esta situação. O artigo se baseia em dados de várias universidades que demonstraram interesse neste método. Os resultados evidenciam a efetividade desta prática, tanto no desempenho acadêmico quanto no psicológico dos estudantes, demonstrando assim a necessidade de haver um incentivo maior desta técnica, bem como um intenso estudo acerca da maneira que ela deve ser feita.
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