Cura ou conservação: um dilema socioambiental na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X28731Palavras-chave:
Formação de professores, Desafios socioambientais, FlorestaResumo
Muitos são os desafios socioambientais contemporâneos, a saber: qualidade socioambiental e a sustentabilidade das cidades, mitigação e enfrentamento da mudança climática, gestão da água e dos resíduos sólidos, gestão das florestas, demanda crescente e alternativas energéticas, entre outros. Nesse contexto, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: em que termos professores, em processo de formação continuada, fundamentam sua tomada de decisão frente a um dilema socioambiental envolvendo o tema floresta? A pesquisa apresentou abordagem qualitativa e se deu no contexto de um processo de formação continuada de professores da educação básica. As análises apresentadas referiram-se a um estudo de caso (fictício, mas verossímil) intitulado “Cura ou conservação: as questões de saúde humana e o ecossistema”. Os posicionamentos dos professores congregaram conhecimentos de duas áreas: ciências naturais e ciências sociais, aproximando-as; consideraram aspectos como identidade, cultura e conhecimentos tradicionais, esquivando-se de posicionamentos que exorcizam a alteridade e a soberania dos conhecimentos científicos, em relação aos demais. Para além da sua formação específica, os professores integraram conhecimentos, em uma autêntica atitude interdisciplinar na consideração do dilema socioambiental proposto na formação. As discussões dos professores foram legítimas, seus posicionamentos pertinentes e mostraram-se atuais, ao considerarmos as preocupações que incidem no campo socioambiental.
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