A gênese dos Eventos Tornádicos na Bacia do Alto Jacuí
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X26914Palavras-chave:
Tornados, Sistema atmosférico, Bacia Hidrográfica do Alto JacuíResumo
Os tornados são eventos intensos e extremos, quando ocorrem em área povoada ou com valor econômico podem causar muitos transtornos. Com o objetivo principal de identificar os sistemas atmosféricos envolvidos na gênese dos eventos tornádicos na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, buscou-se analisar as cartas sinóticas da Marinha, além de espacializar os eventos na área de estudo utilizando software de sistemas de informação geográfica ArcGIS 10.5. Os tornados ocorreram em sua maioria nas bordas, onde os municípios encontram-se 50% em território da bacia.Os sistemas atmosféricos identificados na gênese dos eventos foram Frente Polar Atlântica com e sem ciclogênese e os complexos convectivos de mesoescala.Downloads
Referências
BARATTO, J. VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JACUÍ-RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
BONATTI, J.P.; RAO, V.B.: Moist baroclinic instability in the development of North Pacific and South American intermediate-scale disturbances. J. Atmos. Sci.,44, 2657-2667. 1987.
CANDIDO, D. H. tornados e trombas d'água no Brasil: Desenvolvimento de um modelo e proposta de escala de avaliação de danos. 2012. 230 f. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Estadual de Campinas. 2012.
CAVALCANTI, I. F.A.,: Um estudo sobre interações entre circulações locais e circulações de grande escala. INPE.1982.
FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER – RS. Qualidade das águas da bacia hidrográfica do rio Jacuí, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.
FUJITA, T.T.; PEARSON, A.D.: Results of FPP classification of 1971;1972 tornadoes. Preprints, 8th Conf on Severe Local Storms, Denver, Amer. Meteor. Soc. 1973.
GUEDES, R. L.: Condições de grande escala associadas a sistemas convectivos de mesoescala sobre a região central da América do Sul. (Dissertação de Mestrado), IAG/USP, 89p.1985.
HUSCHKE, R.E.:Glossary of meteorology. (American Meteorological Society),Boston, 1959.
IENSSE, A. C.; WOLLMANN, C. A. ; GOMES, S. L. . CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA REGIONAL E A OCORRÊNCIA DE TORNADOS E TROMBAS D’ÁGUA NO RIO GRANDE DO SUL, NO PERÍODO DE 2001 A 2014.. In: Simposio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2016, Goiania. XII SBCG, 2016.
MADDOX, R. A. Mesoscale convective complexes. Bull. Am. Meteorol. Soc. 61, 1374-1387. 1980.
NIMER, E., "Clima Região Sul". in: Geografia do Brasil, v 2. IBGE, Rio de Janeiro, 1990.
RECKZIEGEL, B. W. Levantamento dos desastres desencadeados por eventos naturais adversos no Estado do Rio Grande do Sul no período de 1980 a 2005. 2007. 370 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
SARTORI, M. G. B. A circulação atmosférica regional e as famílias de tipos de tempo identificadas na região central do Rio Grande do Sul. Ciência e Natura, n. 3, p. 101-110, 1981.
SARTORI, M. G. B. Balanço sazonário da participação dos sistemas atmosféricos em 1973, na região de Santa Maria, RS. Ciência e Natura, n. 2, p. 41-53, 1980.
SEPLAG. Mapa Geomorfológico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008. 1 mapa, color. Escala 1:4000.000. Porto Alegre, dezembro, 2008. Disponível em < http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu_filho=791&cod_menu=790&tipo_menu=APRESENTACAO&cod_conteudo=1330>. Acesso em 25 abr. 2017.
STULL, R.B., Meteorology for Scientists and Engineers, Pacific Grove: Brookes Cole. p. 339 -35, 2000.
VELASCO, I.; J.M. FRITSCH, J.M.: Mesoscale convective complexes in the Americas. J. Geophys. Res., 92, D8, 9591-9613.1987.
VIANA, D.R.; AQUINO, F.E., MUÑOZ, V.A.: Avaliação dos desastres natuarais no Rio Grande do Sul, associados aos complexos convectivos de mesoescala: Sociedade e Natureza. V. 21. 2009.
WAKIMOTO, R. M.; WILSON, J. W. Nonsupercell Tornadoes. Monthly Weather Review: Vol. 117, No. 6, pp. 1113 1140. - Review: 1113–1140. 1989.
WOLLMANN, C.A.; GALVANI, Emerson. Caracterização Climática Regional Do Rio Grande Do Sul: Dos Estudos Estáticos Ao Entendimento Da Gênese. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 8 - Vol 11 Jul/Dez . 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.