¨A Química das Cores¨ Uma Oficina Temática para o Ensino e Aprendizagem de Química

Autores

  • Ângela Renata Kraisig Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braibante UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X26062

Palavras-chave:

Oficina temática, Cores, Química

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a oficina temática "A Química  das Cores", desenvolvida no decorrer de uma pesquisa de mestrado, e aplicada para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola pública de Santa Maria/RS. A oficina temática  foi a metodologia de ensino escolhida para a abordagem dos conhecimentos científicos relacionados à temática cores e, desta forma, buscou-se favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam que a metodologia  desenvolvida auxiliou a construção dos conhecimentos científicos por parte dos estudantes sobre luz, espectro eletromagnético, presença de cor em soluções iônicas, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Renata Kraisig, Universidade Federal de Santa Maria

CCNE

Mara Elisa Fortes Braibante, UFSM

CCNE

Referências

BRAIBANTE, M. E. F.; PAZINATO, M. S. O Ensino de Química através de temáticas: contribuições do LAEQUI para a área. Revista Ciência e Natura. 2014; 36(2): 819-826.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, A. J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências Fundamentos e Métodos. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KRAISIG, A. R. A Temática “Cores” no Ensino de Química. [Dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2016. 204p.

LEITE, D. de O.; PRADO, R. J. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2012; 34(18): 2504 – 2504-9.

MALDAMER, O. A.; SANTOS, L. P. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o Ensino de Química: Oficinas Temáticas para a Aprendizagem da Ciência e o Desenvolvimento da Cidadania. Revista em extensão. 2008; 7:67-77.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação. 2003; 9(2):191-211.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência e Educação. 2006; 12(1):116-128.

OLIVEIRA, J. R. S, de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae. 2010; 12(1):139-153.

PAZINATO, M. S. Alimentos: Uma Temática Geradora do Conhecimento Químico. [Dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2012.177p.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina temática Composição Química dos Alimentos: Uma possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. 2014; 36(4):289-296.

SILVA, G. S.; BRAIBANTE, M. E.; BRAIBANTE, H. T. S.; PAZINATO, M. S.; TREVISAN, M. C. Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência e Educação. 2014; 20(2):481-495.

SILVA, G. S. A abordagem do modelo atômico de Bohr através de atividades experimentais e de modelagem. [Dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2013.217p.

SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do Ensino Médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química [internet]; 2008 Julho 21-24; Paraná, Brasil, 2008 [acesso em 02 de março de 2017]. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/.

Downloads

Publicado

2017-11-18

Como Citar

Kraisig, Ângela R., & Braibante, M. E. F. (2017). ¨A Química das Cores¨ Uma Oficina Temática para o Ensino e Aprendizagem de Química. Ciência E Natura, 39(3), 687–700. https://doi.org/10.5902/2179460X26062

Edição

Seção

Ensino