Engenharia Didática: Implicações para a Pesquisa no Âmbito do Ensino em Análise Complexa - AC
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20466Palavras-chave:
Engenharia Didática. Ensino de Análise Complexa. Pesquisa. Tecnologia. Visualização.Resumo
O presente artigo aborda e descreve as duas fases iniciais previstas por um design de investigação nominado de Engenharia Didática – ED. Dessa forma, tendo em vista um interesse declarado pelo ensino de Análise Complexa – AC, o trabalho enfatiza os elementos que detêm o potencial de consubstanciar as duas etapas iniciais de uma ED, nominadas por análises preliminares e análise a priori, com ênfase na descrição e concepção de apenas duas situações-problema. Assim, tendo em vista a extensa tradição da vertente francesa de pesquisa em Didática da Matemática, elege ainda a Teoria das Situações Didáticas – TSD, em caráter de complementaridade, afim de assegurar o possível controle da mediação didática, bem como o caráter preditivo de um aparato teórico-conceitual para a pesquisa, estruturado para o ensino de AC, reprodutível e replicável numa eventual situação empírica de aplicação no locus acadêmico.Downloads
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