Variabilidade Hidroclimática da Bacia Hidrográfica do Rio Negro: Um Estudo de Caso para a Porção Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20270Palavras-chave:
Regime hidroclimático. Coeficiente de escoamento. Bacia hidrográfica do Rio Negro.Resumo
Neste trabalho realizou-se a caracterização hidroclimatológica do trecho superior da Bacia Hidrográfica do Rio Negro, localizado na porção brasileira. Para isso foram utilizados dados de precipitação e vazão fluvial provenientes do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) e da Agência Nacional de Águas (ANA) do período de 1995 a 2014, coletados em diferentes pontos no entorno dabacia hidrográfica. A partir da análise dos dados, pode-se identificar que a média anual da precipitação sobre a bacia varia entre1440 e 1480mm. A vazão média anual foi de aproximadamente 538,7mm, o que corresponde a um coeficiente de escoamento de38%. As séries de precipitação e vazão acumuladas mostraram que, a partir de meados do ano de 2004, houve uma significativaredução da vazão acumulada, ocasionada provavelmente pelo aumento na demanda hídrica para irrigação agrícola devido aosmenores volumes de precipitação. O coeficiente de escoamento pré-2005 mostrou uma oscilação interanual entre 36% e 42%, após2005 o coeficiente de escoamento diminui sistematicamente de 45% para 35%. Esta redução sugere um aumento na captação de água para irrigação que consequentemente favorece a maior evapotranspiração das culturas num período com precipitação anuallevemente menor (2005-2014) em comparação ao período prévio (1995-2004).Downloads
Referências
Farr, T. G., Rosen, P. A., Caro, E., Crippen, R., Duren,
R., Hensley, S., Kobrick, M., Paller, M., Rodriguez, E.,
Roth, L., Seal, D., Shaffer, S., Shimada, J., Umland,
J., Werner, M., Oskin, M., Burbank, D., Alsdorf, D.
(2007). The shuttle radar topography mission. Reviews
of Geophysics, 45(2).
Instituto Nacional de Meteorologia – INMET (2009). Nor-
mais Climatológicas do Brasil - Período 1961-1990. Brasil,
URL www.inmet.gov.br, acesso em 31/07/2015.
Jenson, S. K., Domingue, J. O. (1988). Extracting topo-
graphic structure from digital elevation data for geo-
graphic information system analysis. Photogrammetric
engineering and remote sensing, 54(11), 1593–1600.
Kurtzman, D., Navon, S., Morin, E. (2009). Improving
interpolation of daily precipitation for hydrologic mo-
delling: Spatial patterns of preferred interpolators.
Hydrological Processes, 23(23), 3281–3291.
Mann, M. E., Bradley, R. S., Hughes, M. K. (1998). Global-
scale temperature patterns and climate forcing over
the past six centuries. Nature, 392(6678), 779–787.
ONI (2015). Oceanic niño index. Dísponível em: http:
//www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_
acesso
monitoring/ensostuff/ensoyears.shtml,
em 20/08/2015.
Ravanello, M. M., Pante, A. R. (2013). Outorga de direito
de uso de recursos hídricos em bacia carente de dados
– Rio Negro-RS. Em: XX Simpósio Brasileiro de Recursos
Hídricos, Bento Gonçalves, Brasil.
Tsonis, A. A., Hunt, A. G., Elsner, J. B. (2003). On the
relation between enso and global climate change. Me-
teorology and Atmospheric Physics, 84(3-4), 229–242.
TUCCI, C. E. M. (2001). Regionalização de vazões, 2 o edn.
Hidrologia: Ciência e Aplicação, ARBH, Porto Alegre,
RS.
Vogel, R. M., Fennessey, N. M. (1994). Flow-duration
curves. i: New interpretation and confidence intervals.
Journal of Water Resources Planning and Management,
(4), 485–504.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

