Estudo da Produção de Energia Eólica a partir de Medições Anemométricas da Estação de Craíbas/AL e Simulações com o Modelo WASP

Autores

  • Thays Paes de Oliveira Instituto de Ciências Atmosférica, Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL
  • Rosiberto Salustiano da Silva Junior Instituto de Ciências Atmosférica, Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL
  • Roberto Fernando Fonseca Lyra Instituto de Ciências Atmosférica, Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL
  • Sandro Correia Holanda Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X20266

Palavras-chave:

Estimativa de produção. Energia renovável. WASP. Simulações. Usina hidrelétrica.

Resumo

A energia eólica é vista como umas das promissoras na geração de energia elétrica, sendo uma fonte de baixo custo e renovável, tem como benefício à diminuição dos impactos ambientais causados pelas Hidrelétricas.  Em conjunto com as redes hidrelétricas, a energia produzida através dos ventos contribuirá com o aumento da capacidade de produção de energia do país. Que a partir de dados de velocidade e direção de vento do município de Craíbas no período correspondente a 2014 - 2015, estimou-se o potencial eólico da região. A ferramenta utilizada no tratamento dos dados levantados foi o Wasp, fazendo simulações de três níveis diferentes de medição, produzindo um parque eólico fictício com aerogeradores potentes. Com o auxílio do modelo WASP estimou-se a distribuição da probabilidade de Weibull e os parâmetros de escala A e forma K. A direção predominante do vento é de Sudeste e a melhor densidade de potência e intensidade do vento aconteceu no nível de 100m de altura, cerca de 243 W/m². Porém quando avaliado a inclusão do parque eólico fictício, o melhor aproveitamento aconteceu a 100m de altura com produção em torno de 73,039 GWh, atribuir essa melhora a maior eficiência do aerogerador utilizado na simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiberto Salustiano da Silva Junior, Instituto de Ciências Atmosférica, Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL

A energia eólica é vista como umas das promissoras na geração de energia elétrica, sendo uma fonte de baixo custo e renovável, tem como benefício à diminuição dos impactos ambientais causados pelas Hidrelétricas.  Em conjunto com as redes hidrelétricas, a energia produzida através dos ventos contribuirá com o aumento da capacidade de produção de energia do país. Que a partir de dados de velocidade e direção de vento do município de Craíbas no período correspondente a 2014 - 2015, estimou-se o potencial eólico da região. A ferramenta utilizada no tratamento dos dados levantados foi o Wasp, fazendo simulações de três níveis diferentes de medição, produzindo um parque eólico fictício com aerogeradores potentes. Com o auxílio do modelo WASP estimou-se a distribuição da probabilidade de Weibull e os parâmetros de escala A e forma K. A direção predominante do vento é de Sudeste e a melhor densidade de potência e intensidade do vento aconteceu no nível de 100m de altura, cerca de 243 W/m². Porém quando avaliado a inclusão do parque eólico fictício, o melhor aproveitamento aconteceu a 100m de altura com produção em torno de 73,039 GWh, atribuir essa melhora a maior eficiência do aerogerador utilizado na simulaç

Referências

Amarante, Odilon A., et al. "Atlas do potencial eólico brasileiro." Atlas do potencial eolico brasileiro. Ministerio de Minas e EnergiaEletrobras, 2001.

CALDAS, Danilo Monteiro. "Estudo do Potencial Eólico e Estimativa de Geração de Energia de um Projeto Eólico na cidade do Rio de Janeiro utilizando o WindPro e o WAsP." Monografia de conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) –Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2010).

CRES Wind Farm. Disponível em: http://www.homepages.ucl.ac.uk/~uceseug/Fluids2/Wind_Turbines/Blyth_Wind_Farm/Vestas_V66.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2015.

DE PAIVA NETO, A. C., de Arruda Lyra, A., Chan, C. S., & Pereira, E. B. Estimativa Preliminar do Potencial Eólico Sobre o Estado de Santa Catarina.

MACHADO, Rogerio Rossi. Estudo do potencial eólico do Pontal do Abreu-Município de Viamão-RS. Diss. Dissertação de Mestrado em Engenharia Oceânica, Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2008.

MARTINS, F. R., R. A. Guarnieri, and E. B. Pereira. "O aproveitamento da energia eólica." Revista Brasileira de Ensino de Física 30.1 (2008): 1304.

RAMOS, DNS. Mapeamento eólico do Estado de Alagoas utilizando ferramentas computacionais e dados observados. 2012. 130 p. Diss. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) -Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), 2012.

THE MARITIMES ENERGY ASSOCIATION. Disponível em: http://maritimesenergy.com/flow/uploads/Vestas_V47.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2015.

VESTAS. Disponível em: http://www.vestas.com/en/products_and_services/turbines/v100-2_6_mw#!technical-specifications. Acesso em 17 de agosto de 2015.

MME/SPE – MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA / SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO. Grupo de estudos PROCEL/MME (Ceres/MME; Paulo Leonelli/MME; Sergio Bajay/UNICAMP; Jamil Haddad/UNIFEI; Luiz Horta/UNIFEI e PROCEL: George Soares; Eduardo Menandro; Marcos Cordeiro; Maria Cristina Paschoal; Clóvis José da Silva; Marcel Siqueira; Marco Aurélio Moreira; Fernando Perrone; Frederico Castro; Braulio Motta). Em elaboração. Brasília-DF: MME,2006.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Oliveira, T. P. de, Silva Junior, R. S. da, Lyra, R. F. F., & Holanda, S. C. (2016). Estudo da Produção de Energia Eólica a partir de Medições Anemométricas da Estação de Craíbas/AL e Simulações com o Modelo WASP. Ciência E Natura, 38, 477–483. https://doi.org/10.5902/2179460X20266

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)