Prognóstico do Vento para o Estado de Alagoas utilizando o Modelo WRF em Alta Resolução: Avaliação da Melhoria da Topografia, uso do Solo e Velocidade de Fricção

Autores

  • Rosiberto Salustiano Silva Junior Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
  • Roberto Fernando Fonseca Lyra Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
  • Diogo Nunes da Silva Ramos Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Marcos Antonio Lima Moura Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
  • Heliofabio Barros Gomes Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
  • Sandro Correia Holanda Centro de Ciências Agrárias - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X20125

Palavras-chave:

Energia eólica. Modelos atmosféricos.

Resumo

O presente trabalho visa fazer um estudo avaliativo das atualizações de topografia, uso do solo e velocidade de fricção realizadas no modelo atmosférico WRF, e comprovar sua eficiência em simular os padrões de velocidade e direção do vento utilizando medições da estação anemométrica de Maragogi/AL, durante o período de agosto/2007 a julho/2008, com enfoque ao mês de maio/2008 que apresentou baixos índices de coeficiente de correlação. As mudanças realizadas resultaram em melhorias no coeficiente de correlação para a velocidade do vento de 0,15 para 0,61, contudo está melhoria não foi percebida para a direção do vento. Pode-se destacar também o fato que a topografia e a velocidade de fricção foram as variáveis que mais influenciaram nas simulações, tendo em vista que a pouca diferença entre a condição padrão do modelo e atualizada com relação ao uso do solo. A velocidade média do vento predominante para o município de Maragogi/AL foi de 5,27m/s e direção predominante do vento de Sudeste. Em geral notou-se melhora nas simulações quando implementadas as atualizações no modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiberto Salustiano Silva Junior, Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL

Doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, com destaque nas áreas de modelagem e Poluição Atmosféricas. Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Alagoas pelo Instituto de Ciências Atmosféricas.

Roberto Fernando Fonseca Lyra, Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL

Doutor em Física da Atmosfera (micrometeorologia) pela "Université Paul Sabatier" , Toulouse França (1990). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Alagoas e atua na graduação (curso de Bacharelado) e na Pós-Graduação (Mestrado). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite atmosférica em região tropical, trocas de energia, massa e momentum entre dosseis vegetativos e a atmosfera, efeitos do desmatamento da Amazônia nos processos superfície, climatologia urbana e meio-ambiente (ênfase em energia eólica)

Referências

ARYA, S.P. Introduction to Micrometeorology, International Geophysics Series, Vol. 79, p. 420, 2001.

DE AMARANTE, O.A.C., 2001, Atlas do Potencial eólico Brasileiro. Brasília.

DE MARIA, P. H. S.; COSTA, A. A. e SOMBRA, S. S., 2008, MODELAGEM NUMÉRICA EM ALTA RESOLUÇÃO PARA PREVISÃO DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO CEARÁ, Revista Brasileira de Meteorologia, v.23, n.4, 477 – 489p.

FOKEN, T. 50 years of the Monin-Obukhov similarity theory. Bound-Lay. Meteorol., v. 119, p. 431-447, 2006.

ELETROBRÁS, Atlas Eólico do Estado de Alagoas, v.1, 67p., 2008.

MME., Balanço Energético Nacional, ano base 2005. Ministério das Minas e Energia. 192p., 2006.

MONIN, A. S.; OBUKHOV, A. M. Basics laws of turbulent mixing in the surface layer of the atmosphere. Contrib. Geophys. Inst. Acad. Sci., USSR, 151, p. 163-187., 1954.

RAMOS, D. N. S. Mapeamento eólico do Estado de Alagoas utilizando ferramentas computacionais e dados observados. 2012. 130 p. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), 2012.

RAMOS, D.N.S., LYRA, R.F.F., SILVA JUNIOR, R.S. PREVISÃO DO VENTO UTILIZANDO O MODELO ATMOSFÉRICO WRF PARA O ESTADO DE ALAGOAS, Revista Brasileira de Meteorologia, v.28, n.2, 163 - 172, 2013.

SILVA, N. F.; ROSA, L. P.; ARAÚJO, M. R. The utilization of wind energy in the Brazilian electric sector’s expansion. Renewable & Sustainable Energy Reviews, v. 9, p. 289-309. 2005.

SILVA JÚNIOR, R. S. et al. Análise da variação do potencial eólico utilizando o modelo WAsP. Anais do I Seminário Nacional de Engenharia do Vento (SENEV). Belo Horizonte: UFMG. P. 6, 2010a.

SILVA JÚNIOR, R. S. et al. Mapeamento do potencial eólico do Estado de Alagoas utilizando o modelo WRF. Anais do I Seminário Nacional de Engenharia do Vento (SENEV). Belo Horizonte: UFMG. P. 6, 2010b.

SKAMAROCK, W. C.; KLEMP, J.B.; DUDHIA, J.; GILL, D.O. BARKER, D.M.; WANG, W. POWERS, J.G., A Description of the Advanced Research WRF Version 2; NCAR Technical Note. 2005.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Silva Junior, R. S., Lyra, R. F. F., Ramos, D. N. da S., Moura, M. A. L., Gomes, H. B., & Holanda, S. C. (2016). Prognóstico do Vento para o Estado de Alagoas utilizando o Modelo WRF em Alta Resolução: Avaliação da Melhoria da Topografia, uso do Solo e Velocidade de Fricção. Ciência E Natura, 38, 137–144. https://doi.org/10.5902/2179460X20125

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.