Astronomia Indígena na Formação de Professores: Uma Possibilidade a partir da Abordagem CTS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X19113Palavras-chave:
Etnociência, Astronomia Indígena, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação de Professores.Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir a valorização da cultura científica dos povos indígenas, bem como a importância dessa cultura para a promoção do pensamento crítico por parte dos estudantes e professores em formação. Para tanto, argumentamos em prol da etnoastronomia, um conhecimento desenvolvido por povos nativos das Américas e que apresenta riqueza de informações, cultura e conhecimento tácito. Nossa discussão vai nesse sentido por entendermos a potencialidade pedagógica que a etnoastronomia proporciona, por se tratar de uma astronomia baseada em elementos sensoriais, e não em elementos geométricos e abstratos, e também por fazer alusão a elementos da nossa natureza (sobretudo fauna e flora) e história, promovendo autoestima e valorização dos saberes antigos, salientando que as diferentes interpretações da mesma região do céu, feitas por diversas culturas, auxiliam na compreensão das diversidades culturais. Dessa forma, para além de buscar a inserção de conteúdos de Astronomia na escola básica, também devemos buscar a valorização e o ensino da etnoastronomia; que pode ser realizada e otimizada se articulada à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).Downloads
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