Atividade motivacional, envolvendo aspectos intrínsecos e extrínsecos, e desempenho escolar em cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17177Palavras-chave:
Motivação, processo ensino-aprendizagem, ensino em engenharia.Resumo
O insucesso escolar e consequente evasão podem estar relacionados à falta de motivação dos estudantes de graduação. Atividades que motivem os acadêmicos têm, portanto, permeado as discussões dos profissionais e pesquisadores da Educação, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Sob esta ótica, este artigo se propõe investigar o efeito de um estímulo motivacional, envolvendo aspectos intrínsecos e extrínsecos, utilizado em uma disciplina de Probabilidade e Estatística oferecida a um curso de graduação em Engenharia Civil. O estímulo motivacional proposto consistiu da realização de uma atividade optativa sobre qualquer tema de interesse, preferencialmente relacionado Engenharia Civil. A única restrição imposta foi que houvessem dados a serem tratados estatisticamente com alguma das técnicas estudadas na disciplina. As notas obtidas na disciplina foram analisadas na forma de um projeto fatorial com dois fatores: atividade optativa e bimestre, ensaiados em dois e quatro níveis, respectivamente. Os resultados apontam evidências de que a variável bimestre tem efeito sobre a nota obtida pelo estudante. Esse estímulo motivacional pode ser considerado como um fator responsável pela real melhoria no processo de ensino-aprendizagem, propiciando o aperfeiçoamento dos conhecimentos em relação à técnica estatística utilizada, bem como em relação ao contexto de aplicação.
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