Intervenção com Modelos Didáticos no Processo de Ensino-Aprendizagem do Desenvolvimento Embrionário Humano: Uma Contribuição para a Formação de Licenciados em Ciências Biológicas

Autores

  • Míriam dos Santos Meira Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonan Guerra Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Köhler Carpilovsky Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal de Santa Maria
  • Kélen de Barcelos Astarita Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15921

Palavras-chave:

Palavras-chave, modelos didáticos, embriologia humana, ensino, aprendizagem

Resumo

O presente trabalho consiste na análise do potencial pedagógico de modelos didáticos tridimensionais, que foram utilizados em aulas de Embriologia Humana, junto a graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Tal intervenção foi realizada após aulas teóricas e de microscopia referentes à embriogênese humana inicial. Para a coleta de dados, um teste ilustrado, com questões fechadas e semiestruturadas, foi aplicado em três momentos distintos: antes das aulas de Embriologia Humana (pré-teste), após as aulas teóricas e de microscopia (teste pós-teoria) e após aulas com os modelos embriológicos (teste pós-intervenção). Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Tal análise demonstrou que o desempenho da amostra no teste pós-intervenção foi consideravelmente maior do que nas aplicações anteriores. Considera-se, portanto, que a intervenção com os modelos contribuiu, de forma significativa, para o processo de ensino-aprendizagem referente ao desenvolvimento embrionário humano, possibilitando assim, que a amostra obtivesse uma maior apropriação desse conhecimento. Nesse sentido, destaca-se a importância da construção e/ou utilização de tais recursos na formação inicial e continuada de professores da área, para que tais ferramentas venham a ser, efetivamente, utilizadas nos diferentes níveis  do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam dos Santos Meira, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Morfologia - área de Histologia e Embriologia

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Leonan Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Cristiane Köhler Carpilovsky, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Morfologia - área de Histologia e Embriologia

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Kélen de Barcelos Astarita, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e do Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (orientadora da pesquisa)

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Meira, M. dos S., Guerra, L., Carpilovsky, C. K., Ruppenthal, R., Astarita, K. de B., & Schetinger, M. R. C. (2015). Intervenção com Modelos Didáticos no Processo de Ensino-Aprendizagem do Desenvolvimento Embrionário Humano: Uma Contribuição para a Formação de Licenciados em Ciências Biológicas. Ciência E Natura, 37(2), 301–311. https://doi.org/10.5902/2179460X15921

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)