A matemática em Atividades Interdisciplinares: Uma Base para a Estruturação dos Seminários Integrados

Autores

  • Mauro Dinael Beielfuss Bartz
  • Cinthya Maria Schneider Meneghetti Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cristiana Andrade Poffal Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14305

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Contextualização, Seminário Integrado.

Resumo

A partir do ano de 2012, lança-se uma proposta de reestruturação no Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul. Surge nessa proposta um elemento novo na grade curricular chamado de Seminário Integrado. Esse tem por objetivo aliar a formação geral à parte diversificada do currículo através de um planejamento interdisciplinar voltado à pesquisa. Diante desse cenário surge a motivação para elaborar esse trabalho, nele apresentam-se três atividades interdisciplinares relacionando a matemática com outras disciplinas. Nossa proposta é que essas atividades possam servir como uma possível base para elaboração e/ou estruturação de atividades nos Seminários Integrados. Junto com cada atividade apresentamos uma proposta de pesquisa relacionada à prática social, bem como em quais sentidos essas atividades poderão preparar o jovem para ser inserido no mercado de trabalho. O material elaborado pelos professores envolvidos e a escolha dos métodos de ensino utilizados são subsidiados por uma pesquisa

bibliográfica que fizemos a respeito do tema interdisciplinaridade. As atividades elaboradas foram aplicadas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola particular na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Apresentamos alguns dados que consideramos relevantes em termos de resultados relacionados ao ganho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Bartz, M. D. B., Meneghetti, C. M. S., & Poffal, C. A. (2015). A matemática em Atividades Interdisciplinares: Uma Base para a Estruturação dos Seminários Integrados. Ciência E Natura, 37, 63–78. https://doi.org/10.5902/2179460X14305

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2