Formulação e Solução de um Problema Inverso de Difusão Anômala com Técnicas Estocásticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X13184Palavras-chave:
Difusão anômala, Algoritmo de Colisão de Partículas, Evolução Diferencial, Inferência Bayesiana, Método de Monte Carlo com Cadeia de MarkovResumo
Recentemente uma nova formulação analítica foi desenvolvida para a modelagem de fenômenos de difusão anômala, com aplicações emdiversas áreas, incluindo difusão populacional, reações químicas, transferência de massa, escoamentos multifásicos em meios porosos, etc.Nesta nova formulação, um parâmetro, que controla a fração de partículas do sistema que se difunde, é introduzido, resultando numaequação com um termo diferencial de quarta ordem. A caracterização dos parâmetros do modelo, que além do coeficiente de difusão incluemmais dois parâmetros, coeficiente de retenção e fração de partículas capazes de se difundir, requer a análise através de formulação e soluçãode um problema inverso juntamente com técnicas experimentais específicas. Este artigo tem por objetivo a análise de sensibilidade dosparâmetros do modelo proposto, e a formulação e solução do problema inverso através de duas abordagens: o procedimento da máximaverossimilhança, que resulta numa função objetivo a ser minimizada; e a abordagem Bayesiana, onde a informação a priori disponível sobreos parâmetros pode ser naturalmente incorporada no modelo do problema inverso, o que é particularmente interessante neste trabalho, umavez que, como será mostrado, não é possível estimar os três parâmetros simultaneamente, requerendo a caracterização em duas etapas. Naprimeira abordagem são empregados os métodos estocásticos denominados algoritmo de colisão de partículas e evolução diferencial noproblema de otimização. Na segunda abordagem é utilizado o método de Monte Carlo com cadeia de Markov.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.