Análise de Chuvas Orográficas no Centro do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Francisco Rossarolla Forgiarini Universidade Federal de Santa Maria, Campus Silveira Martins
  • Daniel Secretti Vendrusculo
  • Elias Silveira Rizzi

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X11244

Palavras-chave:

Chuva de relevo, Análise estatística, Imagens de satélite.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X11244

No Estado do Rio Grande do Sul (RS) o regime pluviométrico não é homogêneo, apresentando variabilidade espacial e temporal condicionadas às interações de diferentes mecanismos climáticos. Estas particularidades fazem surgir diferentes comportamentos da chuva, incluindo as chuvas orográficas. O objetivo deste artigo é analisar a provável existência do efeito orográfico nas chuvas da região central do RS. O estudo foi realizado no município de Silveira Martins, situado no limite da Depressão Central e o Planalto Meridional Riograndense. Para atingir o objetivo foi realizado o monitoramento das chuvas com a instalação de dez postos pluviométricos. Foram instalados quatro postos a barlavento e seis a sotavento de Silveira Martins, sendo comparados estatisticamente os totais médios precipitados nas duas posições. Além disso, caracterizaram-se os eventos de chuva a partir de imagens de satélite do banco de dados digital do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O monitoramento totalizou 30 eventos de chuva e, ao nível de significância de 5%, a análise estatística sugere a ocorrência de efeito orográfico. A partir da análise das imagens de satélite pode-se evidenciar que o efeito orográfico da região intensifica as chuvas frontais decorrentes do movimento das massas de ar polares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rossarolla Forgiarini, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Silveira Martins

Possui graduação (2004) e mestrado (2006) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Maria, e doutorado (2010) em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Silveira Martins. Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Gestão de Recursos Hídricos e Drenagem Urbana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de bacias hidrográficas, cobrança pelo uso da água e controle do escoamento das águas pluviais na fonte.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Forgiarini, F. R., Vendrusculo, D. S., & Rizzi, E. S. (2014). Análise de Chuvas Orográficas no Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência E Natura, 36(2), 193–200. https://doi.org/10.5902/2179460X11244

Edição

Seção

Geografia