Solid Waste Management: systematic review of qualitative studies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43197

Keywords:

Solid waste, Qualitative research, Literature review

Abstract

This work intends to analyze the use of the qualitative method in studies related to solid waste management. A systematic literature review of the articles published between 2014 and 2019 was made in the Scielo databases (Scientific Electronic Library Online), in the CAPES Journal Portal and Web Of Science. In addition to searching for reference journals in the area of waste (Waste Management and Waste Management and Research) through the descriptors “Qualitative Research” and “Solid Waste”; “Interview”, “Solid Waste” and “Perception” (Interviews, Solid Waste and Perception) and 598 articles were found, and after applying the selection criteria the universe was reduced to a total of 42 publications. The selected articles were analyzed and categorized according to the most relevant aspects such as work objectives, study sample and main results. Qualitative research has been found to be a viable tool and can be employed on a large scale in waste-related studies. It was also found that many studies that use the term “qualitative research” do not have the necessary methodological rigor to be named. It was found that qualitative research is adequate to answer questions in the field of waste studies such as the relationship between waste and public health problems, difficulties in selective collection and other management / treatment actions, environmental impacts, irregular waste disposal and problems in the management of special waste

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Author Biographies

Gabriel de Pinna Mendez, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - Coppe/UFRJ (2017), área de concentração - Recursos Hídricos e Meio Ambiente; linha de pesquisa - Geotecnia Ambiental. Especialista em Defesa Química, Biológica e Nuclear pela Escola de Instrução Especializada - ESIE (2009). Graduado em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (2005). Tem experiência nas áreas de Engenharia Ambiental com ênfase em Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental, licenciamento e legislação ambiental, Gestão Ambiental e Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. É Professor do CEFET/RJ (Departamento de Engenharia Ambiental - DEAMB), ministra aulas para os cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Tecnólogo em Gestão Ambiental. Atuou por mais de três anos como Engenheiro Sanitarista da prefeitura municipal de Niterói-RJ, lotado na secretaria de meio ambiente, recursos hídricos e sustentabilidade do município. Membro do Grupo de Estudos em Tratamento de Resíduos Sólidos - GETRES da COPPE/UFRJ desde o ano de 2015. Durante os anos de 2006 a 2014 foi oficial de carreira (Artilharia) do Exército Brasileiro, atuando como gestor ambiental e fiscal de obras de Organizações Militares, além de outras funções inerentes à carreira de oficial das Forças Armadas.

Claudio Fernando Mahler, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduado em Engenharia Civil (1971) e em Psicologia (1988); completou o mestrado (1974) e o doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Fez pós doutorado na Universidade de Osnabrück (2001) e na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2006) onde também obteve o titulo de LIvre Docente. Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE). É líder do Grupo de Estudos em Tratamento de Resíduos (GETRES) e Solos não Saturados na UFRJ. Tem desde 1995 projetos com a Alemanha financiados pela Fundação Volkswagen, DAAD e Ministérios do Ambiente e Educação. Orientou 74 dissertações de mestrado, 37 teses de doutorado e 9 supervisões de pós-doutorado, participando ainda como coordenador pelo Brasil de um projeto financiado pelo Comunidade Européia (RISKCYCLE). Foi professor pesquisador convidado em 2019 na Edinburgh Napier University. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Solos não Saturados, Dinâmica dos Solos, Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, solos não saturados, solos contaminados, fluxo de contaminantes, tratamento e recuperação dos solos, aterros de residuos solidos e aprovaitamento energético de residuos sólidos e biomassa. Foi Coordenador do Programa Qualidade Rio do Estado do Rio de Janeiro em 1998 sendo auditor ISO 9000 tendo também formação em ISO 14000. Foi Diretor Adjunto de Ensino e Cultura da Escola Politécnica da UFRJ e Diretor de Administração e Finanças da FAPERJ. Foi coordenador dos cursos de pós-graduação da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ. É membro do conselho cientifico do Simpósio Internacional de Gerenciamento de Aterros e Tecnologia de Resíduos que se realiza em Sardenha na Itália a cada dois anos. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (4a vez), pesquisador 1b do CNPq até fevereiro de 2016, foi re-íncluido como pesquisador 1D a partir de março de 2017.

Stella Regina Taquette, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui Pós-doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Doutorado e Mestrado em Medicina (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade de São Paulo, Especialização em Ética Aplicada e Bioética pela Fundação Oswaldo Cruz, Residência Médica em Pediatria e Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UER). É Professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e Procientista. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PGCM), do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. É avaliadora institucional e de curso de medicina do INEP-MEC. Tem experiência nos temas adolescência, sexualidade, IST-AIDS, gênero, violência, bioética, educação médica e metodologias qualitativas de pesquisa. Tem 88 artigos publicados em periódicos científicos, é autora e/ou organizadora de 11 livros e 39 capítulos de livros. Atualmente Professora Visitante do Imperial College London.

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Published

2020-05-19 — Updated on 2022-04-26

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How to Cite

Mendez, G. de P., Mahler, C. F., & Taquette, S. R. (2022). Solid Waste Management: systematic review of qualitative studies. Ciência E Natura, 42, e36. https://doi.org/10.5902/2179460X43197 (Original work published May 19, 2020)

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