As Contribuições Do Estudo Extra Classe Nas Notas Escolares Dos Alunos de uma Escola da cidade de Barra do Bugres- Mato Grosso

Authors

  • Welvesley Silva Santos Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) http://orcid.org/0000-0002-0630-5564
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Jaqueline Nunes Carvalho Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X23670

Keywords:

Estudo extraclasse. desempenho escolar. Matemática. Métodos estatísticos.

Abstract

Pesquisas apontam que existem no Brasil mais de 16 milhões de pessoas analfabetas e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos identificou que a qualidade da Educação brasileira ainda é um grande problema. Assim, essa pesquisa tem por objetivo analisar o tempo de estudo extraclasse como fator no processo de aprendizagem dos alunos do segundo ano de uma escola estadual da cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. Para alcançar nosso objetivo, optamos pela metodologia quantitativa, utilizamos para análise dos dados a correlação de Spearman, regressão linear, o teste F e o teste t de Student. Após a análise concluímos que o estudo extraclasse em relação aos conteúdos de Matemática tem contribuído para o desempenho dos alunos na disciplina citada, e a utilização da internet com o mesmo propósito tem colaborado para o desempenho dos alunos na mesma disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, H. R. F. L. O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Aula de Cálculo 1 a Distância. In: XVII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, Vitória - ES. Anais do XVII EBRAPEM, 2013.

GONÇALVES, M. P. G.; SIPAÚBA, J. S.; QUEIROZ JR., J. V.; MOUSINHO, J. M. R. P.; AGUIAR FILHO, U. N. Influência do Tempo de Estudo no Rendimento do Aluno Universitário. Revista Fundamentos, v. 2, p. 1, 2016.

GUIMARÃES, P. R. B. Métodos Quantitativos Estatísticos. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. v. 1. 252p.

INEP. Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA. Disponível em http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-resultados. Acesso em abr. de 2016.

PBM. Pesquisa Brasileira de Mídia. 2015 Disponível em http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf/view. Acesso em maio de 2016.

SILVA, D. R.; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Uso de Redes Sociais da Internet Como Ferramentas de Apoio na Educação: Estudos e Possibilidades. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 1333-1341, 2013.

Published

2016-12-29

How to Cite

Santos, W. S., Galvanin, E. A. dos S., & Carvalho, J. N. (2016). As Contribuições Do Estudo Extra Classe Nas Notas Escolares Dos Alunos de uma Escola da cidade de Barra do Bugres- Mato Grosso. Ciência E Natura, 39(1), 127–132. https://doi.org/10.5902/2179460X23670

Issue

Section

Teaching

Most read articles by the same author(s)