OS USOS DO CONCEITO DE “INDÚSTRIA CULTURAL” NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CINCO REVISTAS ACADÊMICAS (2004-2008)
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549772792Parole chiave:
Teoria da Comunicação, Epistemologia, Escola de FrankfurtAbstract
@font-face { font-family: "Times New Roman"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }table.MsoNormalTable { font-size: 10pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }Este artigo estuda a presença e as apropriações do conceito de “indústria cultural” na Teoria da Comunicação contemporânea, tomando como base artigos publicados nos cinco últimos anos nas revistas Comunicação & Educação, Comunicação & Sociedade, Comunicação, Mídia & Consumo, Famecos e Galáxia. Foi possível delinear três aspectos da questão: (a) O conceito é mencionado em cerca de 5% dos artigos analisados; (b) O uso varia da simples menção até uma discussão mais profunda; (c) Em alguns casos, mesmo quando não mencionado, é possível identificar o conceito como referência. Isso sugere que a noção de “indústria cultural” se manteve pertinente apesar das mudanças sociais e tecnológicas na própria comunicação.
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