OS USOS DO CONCEITO DE “INDÚSTRIA CULTURAL” NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CINCO REVISTAS ACADÊMICAS (2004-2008)

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Maysa Cunha Rodrigues FFLCH - USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549772792

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, Epistemologia, Escola de Frankfurt

Resumo

@font-face { font-family: "Times New Roman"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }table.MsoNormalTable { font-size: 10pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }

Este artigo estuda a presença e as apropriações do conceito de “indústria cultural” na Teoria da Comunicação contemporânea, tomando como base artigos publicados nos cinco últimos anos nas revistas Comunicação & Educação, Comunicação & Sociedade, Comunicação, Mídia & Consumo, Famecos e Galáxia. Foi possível delinear três aspectos da questão: (a) O conceito é mencionado em cerca de 5% dos artigos analisados; (b) O uso varia da simples menção até uma discussão mais profunda; (c) Em alguns casos, mesmo quando não mencionado, é possível identificar o conceito como referência. Isso sugere que a noção de “indústria cultural” se manteve pertinente apesar das mudanças sociais e tecnológicas na própria comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Maysa Cunha Rodrigues, FFLCH - USP

@font-face { font-family: "Times New Roman"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }table.MsoNormalTable { font-size: 10pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Graduanda em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

08-12-2011

Como Citar

Martino, L. M. S., & Rodrigues, M. C. (2011). OS USOS DO CONCEITO DE “INDÚSTRIA CULTURAL” NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CINCO REVISTAS ACADÊMICAS (2004-2008). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(20). https://doi.org/10.5902/217549772792

Edição

Seção

Artigos Livres