ANIMAÇÃO: O CONCEITO DE GRAU DE CONTROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729470

Palavras-chave:

Animação, Cinema, Audiovisual

Resumo

 

Este artigo expõe um conjunto de reflexões sobre a arte da Animação e apresenta o conceito de Grau de Controle, o qual foi desenvolvido com base em nossa práxis artística e pesquisas teóricas, na busca de um fundamento diferencial para melhor categorização dos campos audiovisuais. O presente texto problematiza a falta das considerações a respeito da animação nas teorias do cinema e indica outro caminho em relação à proposição de Brian Wells para a definição do que seja animação.

 

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Munhoz, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Doutorando em Comunicação e Linguagens - Área de Cinema e Audiovisual (PPGCOM/UTP-2014).

Mestre em Tecnologia - Curso Multidisciplinar - Áreas de Arte, Design, Educação, Engenharias, Psicologia, entre outras (PPGTE/UTFPR-2002).

Especialista em Ciências da Computação - Computação Gráfica Aplicada (PUC/PR-1995).

Graduado em Engenharia Mecânica (UFPR-1989).

Professor do Curso de Especialização em Narrativas Visuais da UTFPR. Foi professor do Curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes da Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR). Cineasta, atua como Roteirista, Diretor, Animador e Produtor através do estúdio Tecnokena (www.tecnokena.com.br). Membro fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Membro da Academia Brasileira de Cinema. Membro da SOCINE. Membro do Conselho Federal da BRAVI - Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão. Foi membro fundador e presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (SIAPAR) e da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC). É o criador da turma de personagens BRICHOS (Bichos Brasileiros - www.brichos.com.br). Roteirista, Diretor e Produtor dos longas-metragens: BRICHOS (exibido em salas de cinema, TV Brasil, TV Cultura, Canal Rá-Tim-Bum, Gloob, Fox, Nickelodeon para toda a América Latina, Netflix), BELOWARS, Documentário A ARTE DA ANIMAÇÃO e BRICHOS A FLORESTA É NOSSA (exibido em salas de cinemas nas redes UCI, Cinesystem e Cinemark). Roteirista, Diretor e Produtor da Série de TV BRICHOS (em exibição na Nickelodeon para América Latina e TV Brasil). Roteirista e Diretor dos curtas PAX, O POETA, CURITIBA EM BUSCA DA IDENTIDADE PERDIDA, entre outros. Paulo Munhoz tem obras selecionadas e premiadas em Festivais nacionais e internacionais com destaque para os 2 Prêmios de Melhor Filme no Festival Anima Mundi para o filme Pax em 2006. Destaque também para.o Prêmio de Melhor Longa em Animação para o filme Brichos A Floresta é Nossa no GRANDE PREMIO DO CINEMA BRASILEIRO DE 2013. Atualmente, suas pesquisas se dão no campo das relações entre tecnologias e linguagens audiovisuais.

Denize Correa Araujo, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Pós Doutorado UAlg Universidade de Algarve Portugal (2013 - 2015),

Doutorado (PhD) em Comparative Literature, Cinema &
Arts UCR University of California, Riverside (1998),

Mestrado
(Master of Arts) em Film Studies ASU Arizona State
University (1990) Estados Unidos, Especialização em
Literaturas de Lingua Inglesa UFPR Universidade Federal do
Paraná (1986), Graduação em Português e Inglês e
respectivas literaturas pela - UFPR Universidade Federal do
Paraná (1984), Graduação em Música Piano pela EMBAP
Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1964).
Coordenadora da Pós em Cinema desde 1997 e Docente do
PPGCom UTP, tendo sido coordenadora do mesmo de 2014 a
2010. Diretora do Clipagem -Centro de Cultura
Contemporânea- desde 2011. Membro do Conselho
Internacional, do PC Comitê de Publicação e do SRC Comitê
de Revisão de Normas da IAMCR International Association of
Media and Communication Research. Vice-Chair do GT
Visual Culture IAMCR e Líder do GP CIC Comunicação,
Imagem e Contemporaneidade, CNPq, desde 2001.
Coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos
(COMPÓS) .Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE
desde 2015. Curadora do FICBIC - Festival de Cinema da
Bienal Internacional de Arte de Curitiba. Tem experiência na
área de Comunicação e Artes, com ênfase em cinema e
audiovisual, videoarte e ambientes midiáticos, atuando
principalmente nos seguintes temas: memória e imagem,
virtualidade e simulacro, hibridação, intertextualidade e
estética da hipervenção.

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

Munhoz, P. R., & Araujo, D. C. (2019). ANIMAÇÃO: O CONCEITO DE GRAU DE CONTROLE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497729470

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa

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