LICHTENBERG: UM RADIODRAMA DE WALTER BENJAMIN TRANSFORMADO EM FILME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497734619

Palavras-chave:

Animação, Walter Benjamin, Georg Christoph Lichtenberg

Resumo

 

Este texto tem como objetivo descrever o processo criativo de adaptação do radiodrama Lichtenberg: um corte transversal, escrito por Walter Benjamin, para a linguagem cinematográfica, cujo resultado foi um curta-metragem que mescla animação stop motion e filmagens ao vivo. A relevância do filme reside no fato de que se trata de uma proposta inédita, que transformou uma obra radiofônica ficcional benjaminiana em um produto audiovisual. O radiodrama de Benjamin é um trabalho semificcional que descreve a vida do personagem homônimo e se baseia em eventos reais: seu núcleo narrativo é um grupo de seres que, da Lua, observam as atribulações desse professor que viveu na cidade alemã de Göttingen, no século XVIII. Neste texto são apresentadas as referências utilizadas na elaboração visual do filme (desenho de produção), com ênfase nas referências cinematográficas, assim como os processos conceituais e práticos de construção dos personagens, cenários e figurinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wenceslau Caminha Aguiar Junior, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no departamento de Artes Plásticas. Atua principalmente nas seguintes áreas: artes plásticas; história da imagem e da arte; fotografia, cinema e produção imagética digital.

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

Aguiar Junior, J. W. C. (2019). LICHTENBERG: UM RADIODRAMA DE WALTER BENJAMIN TRANSFORMADO EM FILME. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497734619

Edição

Seção

Artigos Livres