Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games

Autores

  • Bruno Monte de Assis Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte.
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721855

Palavras-chave:

Comunicação. Interação. Ragnarök Online.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como componente empírico, o jogo online massivo Brasil Ragnarök Online-BRO. Partimos da premissa que uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games, o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores, buscando modificar em diferentes gradações sua experiência de jogo. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica e imersão virtual através de um avatar no mundo virtual de BRO. Buscamos demonstrar que o jogo tem fundamental importância como atividade social, possibilitando aos jogadores criar novas formas de interagir e transformar regras e institucionalizações na estrutura do jogo, objetivando enriquecer e complexificar suas dinâmicas comunicacionais.

Biografia do Autor

Bruno Monte de Assis, Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte.

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2010). Formação técnica em computação gráfica no Centro de Computação Gráfica Alpha Channel. Concluiu o Curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para a Web na Universidade Federal do Pará (2011) e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2015). Exerceu atividades acadêmicas de Monitoria e de Professor auxiliar ministrando aulas de apoio na disciplina Informática Aplicada durante o ano de 2010 na Universidade da Amazônia - UNAMA. Atuou como Game Designer e Designer 3D na empresa Mundo Digital Interativo - MDI. Possui ampla experiência com softwares de Computação Gráfica, animação 3D e Design de interfaces. Atualmente é professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), onde atua nos cursos de Cinema e Audiovisual, Tecnologia em Produção Multimídia e Artes Visuais. Lotado na Faculdade de Artes Visuais (FAV/ICA/UFPA).Está direcionado à pesquisas científicas voltadas para jogos, jogos digitais, jogos on-line e Jogos Online Massivo Multijogador.

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996); doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos USA. Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues. Foi Coordenadora da Assessoria de Comunicação da UFPA (2007-2009) e coordenadora da Rádio Web UFPA (2009-2015), da qual foi fundadora em 2009. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o apoio de agências como CNPq e MEC, e é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Na área de Comunicação, suas pesquisas e projetos, alguns dos quais premiados, tem dado ênfase para as temáticas Estudos em Rádio, Comunicação e Meio Ambiente, Divulgação Científica e Comunicação Institucional . Tem trabalhado também com os seguintes temas: Estratégias Institucionais e Midiáticas em Comunicação, Análise de Discurso, Campanhas de Comunicação, Mudanças Climáticas, Amazônia, Agricultura Familiar, Desmatamento e Conflitos Agrários.

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Publicado

2016-12-17

Como Citar

Assis, B. M. de, & Costa, L. M. (2016). Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497721855

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa