Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
Bruno Monte de Assis, Luciana Miranda Costa
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como componente empírico, o jogo online massivo Brasil Ragnarök Online-BRO. Partimos da premissa que uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games, o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores, buscando modificar em diferentes gradações sua experiência de jogo. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica e imersão virtual através de um avatar no mundo virtual de BRO. Buscamos demonstrar que o jogo tem fundamental importância como atividade social, possibilitando aos jogadores criar novas formas de interagir e transformar regras e institucionalizações na estrutura do jogo, objetivando enriquecer e complexificar suas dinâmicas comunicacionais.
Palavras-chave
Comunicação. Interação. Ragnarök Online.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497721855
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Apoio

Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-graduação em Comunicação
Animus recebe apoio financeiro do edital
PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019
ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática
e-mail: revistaanimus@ufsm.br
Classificação Qualis-CAPES: A3
Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8
DOI: 10.5902/21754977

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