Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games

Bruno Monte de Assis, Luciana Miranda Costa

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como componente empírico, o jogo online massivo Brasil Ragnarök Online-BRO. Partimos da premissa que uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games, o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores, buscando modificar em diferentes gradações sua experiência de jogo. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica e imersão virtual através de um avatar no mundo virtual de BRO. Buscamos demonstrar que o jogo tem fundamental importância como atividade social, possibilitando aos jogadores criar novas formas de interagir e transformar regras e institucionalizações na estrutura do jogo, objetivando enriquecer e complexificar suas dinâmicas comunicacionais.

Palavras-chave


Comunicação. Interação. Ragnarök Online.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2175497721855 ';





 

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Universidade Federal de Santa Maria

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PRÓ-REVISTAS 2017 nº 11/2017

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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