Social interactions and communicative dynamics on the games

Authors

  • Bruno Monte de Assis Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte.
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721855

Keywords:

Communication. Social Interaction. Ragnarök Online. Games.

Abstract

This paper aims to analyze the interactive practices involved in online-games. Having as a practical example the online game Brazil Ragnarök Online - BRO. We assume that one of the main motivational factors about the act of playing games is the interaction between players mediated by the games, therefore pointing out the communicative character of the game based on the actions of the players, whom modify their experiences in different gradations. We use documentary and bibliographic research and virtual immersion through an avatar in the virtual world of BRO. We demonstrate that videogames have a big role in social activity, allowing players to create new ways to interact and transform rules and institutionalizations in the structure of the game, aiming to enrich and complexify their communicational dynamics.

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Author Biographies

Bruno Monte de Assis, Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte.

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2010). Formação técnica em computação gráfica no Centro de Computação Gráfica Alpha Channel. Concluiu o Curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para a Web na Universidade Federal do Pará (2011) e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2015). Exerceu atividades acadêmicas de Monitoria e de Professor auxiliar ministrando aulas de apoio na disciplina Informática Aplicada durante o ano de 2010 na Universidade da Amazônia - UNAMA. Atuou como Game Designer e Designer 3D na empresa Mundo Digital Interativo - MDI. Possui ampla experiência com softwares de Computação Gráfica, animação 3D e Design de interfaces. Atualmente é professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), onde atua nos cursos de Cinema e Audiovisual, Tecnologia em Produção Multimídia e Artes Visuais. Lotado na Faculdade de Artes Visuais (FAV/ICA/UFPA).Está direcionado à pesquisas científicas voltadas para jogos, jogos digitais, jogos on-line e Jogos Online Massivo Multijogador.

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996); doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos USA. Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues. Foi Coordenadora da Assessoria de Comunicação da UFPA (2007-2009) e coordenadora da Rádio Web UFPA (2009-2015), da qual foi fundadora em 2009. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o apoio de agências como CNPq e MEC, e é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Na área de Comunicação, suas pesquisas e projetos, alguns dos quais premiados, tem dado ênfase para as temáticas Estudos em Rádio, Comunicação e Meio Ambiente, Divulgação Científica e Comunicação Institucional . Tem trabalhado também com os seguintes temas: Estratégias Institucionais e Midiáticas em Comunicação, Análise de Discurso, Campanhas de Comunicação, Mudanças Climáticas, Amazônia, Agricultura Familiar, Desmatamento e Conflitos Agrários.

Published

2016-12-17

How to Cite

Assis, B. M. de, & Costa, L. M. (2016). Social interactions and communicative dynamics on the games. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497721855

Issue

Section

Communication and Creative Industry