Comunicação da Ciência: diversas concepções de uma mesma complexidade

Autores

  • Maria Ataide Malcher Universidade Federal do Pará
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Pará
  • Suzana Cunha Lopes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779315

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação da Ciência, Divulgação Científica.

Resumo

Comunicação da Ciência: diversas concepções de uma mesma complexidade

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa empírica sobre os processos comunicacionais desenvolvidos em uma experiência amazônica, em que buscamos refletir sobre as concepções teóricas e as práticas que envolvem a relação entre a ciência e os diferentes públicos. No diálogo com autores da Comunicação e de áreas afins, trazemos as falas de crianças, adolescentes e adultos que integram o Clube do Pesquisador Mirim, uma ação de iniciação científica desenvolvida, desde 1997, pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), com sede em Belém, no Pará. Percebemos nas noções de divulgação científica e suas variantes que se sobressai uma visão difusionista, por isso defendemos a necessidade de discutir, de forma mais abrangente, na área da Comunicação, o processo de comunicação da ciência.

 

Palavras-chave: Comunicação; comunicação da ciência; divulgação científica.

 

Comunicación de la Ciencia: variadas concepciones de una misma complejidad

Resumen

En este artículo, presentamos parte de una investigación empírica sobre los procesos comunicacionales desarrollados en una experiencia amazónica, en el cual buscamos reflexionar sobre las concepciones teóricas y las prácticas que involucran la relación entre la ciencia e los diferentes públicos. En el diálogo con autores de la Comunicación y de áreas próximas, traemos los discursos de niños, jóvenes y adultos que integran el Clube do Pesquisador Mirim, una acción de iniciación científica desarrollada, desde 1997, por el Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), con sede en Belém, en Pará. Percibimos en las nociones de divulgación científica y sus variaciones que se sobresale una visión difusionista, por eso defendemos la necesidad de discutir, de manera más ampliada, en el área de la Comunicación, el proceso de comunicación de la ciencia.

Palabras-clave: Comunicación; comunicación de la ciencia; divulgación científica.

 

Science Communication: some conceptions of the same complexity

Abstract

In this article, we present a part of an empirical research about the communicational processes developed in a Amazon experience, in which we reflect on the theoretical conceptions and practices involving the relationship between science and different audiences. In dialogue with the authors of the Communication and related areas, we bring the discourses of children, adolescents and adults who are participants of the Clube do Pesquisador Mirim, a scientific initiation action developed, since 1997, by Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), in Belém, Pará. We perceive in notions of scientific communication and its variants that they have a diffusionist vision, so we defend the need to discuss, more broadly, in the area of Communication, the process of science communication.

 

Keywords: Communication; science communication; scientific communication.

 

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Biografia do Autor

Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e Professora da Faculdade de Comunicação Social (FACOM), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da UFPA e do Projeto Academia Amazônia, produtora audiovisual da UFPA. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Processos midiáticos; Estudos de televisão, de Teledramaturgia, de Audiovisual e de Recepção; Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs); Novas Mídias e Divulgação Científica.

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues. Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos Estados Unidos da América. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996). É professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação Cultura e Amazônia e da Faculdade de Comunicação da UFPA. Na área de Comunicação, tem trabalhado com os seguintes temas: Comunicação e Meio Ambiente, Divulgação Científica, Estudos em Rádio e Comunicação Institucional.

Suzana Cunha Lopes, Universidade Federal do Pará

Mestrado em andamento em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura y Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (UFPA). Pesquisadora colaboradora dos projetos ABC Digital, Jovens em tempo de convergência: pesquisa exploratória de recepção dos usos e apropriações de recursos multimidiáticos em Pará-Amazônia-Brasil e Representações da mulher cientista na TV brasileira no imaginário de adolescentes. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa em Audiovisual e Cultura (GPAC) e Preserv-ação: Comunicação, Ciência e Meio Ambiente. Áreas de interesse: Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Mídia e infância, Rádio, Divulgação científica e Comunicação da Ciência.

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Publicado

25-07-2013

Como Citar

Malcher, M. A., Costa, L. M., & Lopes, S. C. (2013). Comunicação da Ciência: diversas concepções de uma mesma complexidade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549779315

Edição

Seção

Comunicação e popularização de ciência

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