Crise no jornalismo: oportunidade de inovação na divulgação científica?

Autores

  • Bárbara Martins Zaganelli Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Gantos Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497716499

Palavras-chave:

Jornalismo. Inovação. Divulgação Científica. Mídias Alternativas

Resumo

Diante da crise das mídias tradicionais e da falta de espaço para a divulgação científica, houve um boom dos blogs científicos. Alinhavados a essa perspectiva, este artigo analisa duas questões principais. A primeira sobre o processo de (re) arranjo no cenário da comunicação científica, assim como os novos desafios das mídias alternativas pelo viés da inovação. Isto é, pela perspectiva que a escassez propicia um terreno fértil para buscar caminhos diferentes com os mesmos resultados. A segunda discute a necessidade de compartilhamento do conhecimento enquanto bem público. Para isso, este trabalho realizou pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Entre os resultados, este estudo aponta que a escassez de espaço nas mídias tradicionais estimulou o aumento da mídia alternativa. Mas para que haja o fortalecimento dos blogs científicos, é preciso entre outros pontos, estimular a interatividade e a colaboração entre os envolvidos.

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Biografia do Autor

Bárbara Martins Zaganelli, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF (2013), com bolsa pela CAPES. Na UENF foi bolsista de extensão pelo Programa Universidade Aberta pelo Jornal Universitário UENF on line- JUOL, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem da UENF, no qual desenvolveu pesquisas no projeto. É especialista em Estudos de Imagem e Mídia pela UCAM (2005) e Economia para Jornalistas e Comunicadores Institucionais pela UFES (2007). Tem licenciatura em História e Português pela UNIVEN (2013). É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela FAESA (2002). Atualmente, é professora de Metodologia Científica na UCAM. Na área de ensino atua em Comunicação Social/Políticas Sociais com enfoque em telejornalismo, comunicação científica, cidadania e inclusão social. Tem mais de 10 anos de experiência como jornalista atuando no mercado de trabalho, sendo que a maior parte trabalhou como repórter, apresentadora e editora de telejornais regionais e programas de entretenimentos, quase todos em afiliadas da Rede Globo no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Ganhou prêmios na área de jornalismo por reportagens veiculadas em jornal impresso.

Marcelo Gantos, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Realizou estagio de pós-doutoramento na Escuela de Estudios Hispanamericanos (EEHA),
Sevilha, Espanha. Doutor em História Social da América pela Universidade Federal
Fluminense (UFF). Mestre em História Urbana pela UFF. Graduado em História pela
Universidad Nacional de Mar del Plata. Professor associado do Laboratório de Estudos do
Espaço Antropico da Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy
Ribeiro” (UENF). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Politicas Sociais
UENF-CAPES

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Zaganelli, B. M., & Gantos, M. (2015). Crise no jornalismo: oportunidade de inovação na divulgação científica?. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/2175497716499

Edição

Seção

Edição Completa