Crise no jornalismo: oportunidade de inovação na divulgação científica?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497716499Palavras-chave:
Jornalismo. Inovação. Divulgação Científica. Mídias AlternativasResumo
Diante da crise das mídias tradicionais e da falta de espaço para a divulgação científica, houve um boom dos blogs científicos. Alinhavados a essa perspectiva, este artigo analisa duas questões principais. A primeira sobre o processo de (re) arranjo no cenário da comunicação científica, assim como os novos desafios das mídias alternativas pelo viés da inovação. Isto é, pela perspectiva que a escassez propicia um terreno fértil para buscar caminhos diferentes com os mesmos resultados. A segunda discute a necessidade de compartilhamento do conhecimento enquanto bem público. Para isso, este trabalho realizou pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Entre os resultados, este estudo aponta que a escassez de espaço nas mídias tradicionais estimulou o aumento da mídia alternativa. Mas para que haja o fortalecimento dos blogs científicos, é preciso entre outros pontos, estimular a interatividade e a colaboração entre os envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.