Midiatização de ciência: a comunicação audiovisual da ciência nos telejornais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497785920Palavras-chave:
Midiatização de Ciência, Jornalismo Científico, TelejornalismoResumo
O artigo discute o fenômeno da midiatização de ciência no telejornalismo a partir das complexidades que envolvem a abordagem de ciência na mídia em dois telejornais, um produzido em Moçambique e outro no Brasil (Jornal da Noite e Jornal Nacional). Busca facilitar a compreensão de como a ciência está presente nos telejornais diários. A partir da pesquisa bibliográfica aborda a midiatização de ciência na televisão aberta, a partir de: Siqueira (1999 e 2008), Martín-Barbero (2003), Wolton (2006 e 2012) e outros e a partir da análise de conteúdo traz observações sobre as realidades registradas nos dois telejornais. Os resultados apontam que a midiatização de ciência na tv é deficiente e vai além da ação instrumental que engloba o jornalismo científico, principalmente quando o nível de complexidade empregado é considerado essencial no processo comunicativo.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo, 2011.
CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. Universidade Midiatizada: o uso da televisão e do cinema na Educação Superior. - Brasília: Editora SENAC-DF, 2007.
COUTINHO, Laura Maria de. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. - Brasília: Universidade de Brasília, 2006.
DENCKER, A. F. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9ed. São Paulo: Futura. 2007.
FERREIRA, J.; CORTES, D. O duplo vínculo entre a dádiva religiosa e mediática. Revista Animus, Ano 19 n. 40, 2020. p. 43-72. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497738543
GOMES, I. M. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise, Revista e-Compós, 2007. Disponível em: <https://www.compos.com.br/e-compós> Acesso em: 10 de Mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v8i0.126
HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. MATRIZes Ano 8, n.1. São Paulo, 2014.
HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes. Ano5 – n.2 jan./jun. São Paulo. 2012. p. 53-91.
INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO DE CALAMIDADES. Balanço da época chuvosa e ciclônica 2018-2019. Maputo: INGC, 2019.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintela. Edições 70. Lisboa, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. reimpressão. Atlas. São Paulo, 2007.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad: Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6ªed. Rio de janeiro. Editora UFRJ, 2003.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7a Ed. São Paulo: Hucitec, 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 3a Ed. 2006.
REDE GLOBO. Institucional. Rio de Janeiro 2019. Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/>. Acesso em: 12 de Nov. 2019.
REZENDE, G. J. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo, Summus, 2000.
SAGAN. Carl. O mundo assombrado pelos Demônios. A Ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras, São Paulo, 1996.
SCORSIM, E. M. Estatuto dos Serviços de Televisão por Radiodifusão. (Tese de doutorado em Direito do Estado, Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo), São Paulo, 2007.
SOICO TELEVISÃO. Quem somos. Moçambique. 2019 Disponível em: <http://www.stv.co.mz.>. Acesso em: 05 de Mar. 2019.
STUMPF, I. Pesquisa bibliográfica. In Duarte, Jorge e Barros, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2a Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VARELA, U. Midiatização de ciência: A complexidade da abordagem de C, T&I na cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique. 2022. 196 p. Tese (Doutorado em Ciência da comunicação). UFSM, Santa Maria, 2022.
VERÓN, E. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. MATRIZes, Ano 8 n.1. São Paulo, 2014, p.13-19.
VERÓN. E. Esquema para el analisis de la mediatización. Diálogos de la Comunicación, Lima, n.48, 1997, p. 10-17.
WOLTON, D. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.