Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo

Autores

  • Natalia Flores Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549776724

Palavras-chave:

blogs, ethos, comunicação

Resumo

Este trabalho trata do fenômeno de apropriação pela comunidade científica de ferramentas de autopublicação na internet – os blogs de ciência – relacionando-o com o conceito de cuidado de si de Michel Foucault e a construção do ethos do sujeito- pesquisador na contemporaneidade. Investigam-se 20 blogs de ciência escritos por pesquisadores da rede brasileira ScienceBlogs Brasil. Reflete-se sobre esses blogs como indícios de abertura da comunidade científica brasileira a não-cientistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Flores, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFSM). Atualmente é doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Se dedica principalmente às áreas de jornalismo científico e divulgação científica, identidade da ciência, discurso e editoração gráfica. Participou de um Programa de Acompanhamento das Eleições dos Estados Unidos em 2008, na North Carolina State Univeristy, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Downloads

Publicado

25-07-2013

Como Citar

Flores, N. (2013). Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549776724

Edição

Seção

Comunicação e popularização de ciência