Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo

Auteurs-es

  • Natalia Flores Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549776724

Mots-clés :

blogs, ethos, comunicação

Résumé

Este trabalho trata do fenômeno de apropriação pela comunidade científica de ferramentas de autopublicação na internet – os blogs de ciência – relacionando-o com o conceito de cuidado de si de Michel Foucault e a construção do ethos do sujeito- pesquisador na contemporaneidade. Investigam-se 20 blogs de ciência escritos por pesquisadores da rede brasileira ScienceBlogs Brasil. Reflete-se sobre esses blogs como indícios de abertura da comunidade científica brasileira a não-cientistas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Natalia Flores, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFSM). Atualmente é doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Se dedica principalmente às áreas de jornalismo científico e divulgação científica, identidade da ciência, discurso e editoração gráfica. Participou de um Programa de Acompanhamento das Eleições dos Estados Unidos em 2008, na North Carolina State Univeristy, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2013-07-25

Comment citer

Flores, N. (2013). Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549776724

Numéro

Rubrique

Comunicação e popularização de ciência