Prática escolar dialógico-problematizadora mediada por tecnologia informática livre

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228532

Mots-clés :

Prática escolar, Informática livre

Résumé

Apresentamos de forma indissociável, nossa prática escolar investigativa-ativa e estruturações didáticometodológicas, para o que temos denominado de investigação-ação escolar mediada por tecnologias livres. Destacamos nosso quefazer no âmbito de um curso de formação continuada de professores em exercício, tematizado pela transposição didática e trabalho colaborativo em rede. Nossa conclusão se dá na perspectiva do fortalecimento dos profissionais que atuam na perspectiva da investigação-ação escolar emancipatória e participam da produção que a suporta (mediações tecnológicas, em especial sob a forma de material didático).

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Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), Mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e Doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995) e Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina, 2007). Atualmente é professor titular do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos Cursos de Física (presencial e a distância), Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (presencial e a distância) e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (profissional). Tem experiência na área da Educação Científico-Tecnológica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Tecnologia Educacional, especialmente no âmbito da mediação tecnológica livre e aberta. Atua prioritariamente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais em Rede no Ensino de Física, Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, Hipermídia, Pesquisa-Ação Educacional, Educação Dialógico-Problematizadora, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação - Especialidade Educação a Distância e Elearning, na Universidade Aberta (UAb) de Portugal, possui graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1981), Especialização em Informática na Educação (2000) pela Universidade de Passo Fundo, RS, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Professora da Rede Pública Estadual (RS) durante 32 anos: 20 anos de docência e experiência em gestão escolar; 12 anos de atuação na formação continuada de professores para integrar recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas, no ProInfo e ProInfo Integrado, desenvolvidas no NTE da 8ª CRE de Santa Maria/RS. Desde 2007 trabalha em cursos EaD: Especialização em Gestão Escolar "Escola de Gestores" MEC/UFRGS - Pedagogia EaD UFSM/UAB - Tutora Progestão Online CONSED/SEDUC/RS - Especialização TIC Aplicadas à Educação UFSM/UAB. Professora curso Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores - PACC 2013/UFSM, em 2014 atuou como Coordenadora Pedagógica Adjunta do Pró-Conselho/SEB/UFSM. Em 2016: orientação TCC no curso de Especialização do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - Pradime/UFSM e professora curso de capacitação REA: Educação para o Futuro ? UFSM/UAb Portugal.

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Publiée

2017-08-09

Comment citer

Bastos, F. da P. de, & Mazzardo, M. D. (2017). Prática escolar dialógico-problematizadora mediada por tecnologia informática livre. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228532