Modelo holístico: respaldo teórico para ensino de L2 e avaliação de materiais didáticos

Autores/as

  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrícia Cavichioli Braida Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228339

Palabras clave:

L2, Materiais didáticos, Modelo holístico

Resumen

The aim of this paper is to present some relevant issues about the elaboration of materials for teaching a second language taking into account the Richter’s Holistic Model. Examples of task-based learning exercises of a class will be showed in order to give theoretical support for evaluation criterions of didactic materials.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora efetiva do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos digitais, formação de professores de línguas e tecnologias.

Fabrícia Cavichioli Braida, Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos

Possui Graduação em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas), Mestrado e Doutorado em Letras (Área de concentração Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desempenha a atividade de professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Júlio de Castilhos. Possui vasta experiência no ensino a distância atuando, principalmente, nas disciplinas de Morfologia da Língua Portuguesa, Sociolinguística, Pragmática da Língua Portuguesa e Produção e Análise de Materiais Didáticos em Língua Portuguesa.

Citas

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (1992). A abordagem comunicativa a do ensino de línguas: promessa ou renovação na década de 80? Disponível em: www.icea.gov.br/ead/CTP009/Prof_Dr_Jose_Carlos.pdf . Acesso em: 30 Ago. 2006.

CARRELL, P. L. Interactive text processing: implications for ESL/second language reading classrooms. In: CARREL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988, p. 239-259.

ELLIS, R. SLA research and language teaching. Oxford, Oxford University Press, 1997. FLEURI, Reynaldo Matias. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. Disponível em: http://< www.ced.ufsc.br/nucleos/mover/ >. Acesso em: 28 Ago. 2003.

GIOVANNINI, A; PERIS, E.M; CASTILLA, M.R; BLANCO, T.S. Profesor en acción 1: El proceso de aprendizaje. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996.

GOODMAN, K. The reading process. In: CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

GOUGH, P.B. One second of Reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3ed. Newark, International Reading Association, 1985. RICHTER, M. G. Aquisição da linguagem e ensino. Santa Maria: UFSM, 2000. Não paginado. Digitado.

GOUGH, P.B. Ensino do Português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

GOUGH, P.B. Curso de extensão em língua portuguesa. [Santa Maria], 2003, mimeografado.

GOUGH, P.B. Rumo a uma concepção holística de formação docente. Projeto número 016280, registrado no Gabinete de Projetos do Centro de Artes de Letras – UFSM, 2004.

RICHTER, M. G.; PINTO, C. M.; CAVICHIOLI, F. Material didático, cognição e aquisição. Revista Expressão. CAL – UFSM (no prelo).

RUMELHART, D. E. Toward an interactive model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3 ed. Newark, International Reading Association, 1985, p. 722-751.

PINTO, C. M.; CAVICHIOLI, F. O design de uma unidade de curso para o ensino de língua. Revista Eletrônica Linguagens e Cidadania. Santa Maria, ed. 14, jul-dez 2005. Disponível em http://www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania%3E. Acesso em: 20 Dez. 2005.

Publicado

2017-07-28

Cómo citar

Pinto, C. M., & Braida, F. C. (2017). Modelo holístico: respaldo teórico para ensino de L2 e avaliação de materiais didáticos. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228339