O design de uma unidade de curso para o ensino de Português como segunda língua

Autores

  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrícia Cavichioli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228542

Palavras-chave:

Design, Ensino de Português, Segunda língua

Resumo

O cenário atual mostra que vários estudos vêm sendo realizados para o ensino de línguas, principalmente para o ensino de português como segunda língua (PLE). Para tanto, o propósito deste artigo é relatar alguns pontos importantes para a elaboração de material didático assim como apresentar alguns preceitos teóricos sobre ensino de línguas, ensino comunicativo e aquisição da linguagem. A teoria será exemplificada com uma aula de PLE, a fim de mostrar como pode ser o trabalho de um designer de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora efetiva do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos digitais, formação de professores de línguas e tecnologias.

Referências

AEBERSOLD, J. A; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher. Cambridge University Press, 1997.

ELLIS, R. Understanding second language acquisition. Oxford University Press, 1986.

GIOVANNINI, A; PERIS, E.M; CASTILLA, M.R; BLANCO, T.S. Profesor em acción 1: El proceso de aprendizaje. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996.

GOUGH, P.B. One second of Reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3ed. Newark, International Reading Association, 1985.

GOODMAN, K. The reading process. In: CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

HUDSON, T. Theoretical perspectives on reading. In: Annual Review of Applied Linguistics. New York: Cambridge University Press, 1998.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

LEFFA, Vilson. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson. J. (Org). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p.13-38.

NUNAN, D. Second Language Teaching and Learning. Boston, Massachusetts: Heinle and Heinle Publishers, 1999.

RICHTER, M. G. Ensino do português e interatividade. Santa Maria: UFSM, 2000.

RICHTER, M. G. Por um modelo holístico de formação docente. In: Linguagens e Cidadania, N° 13, Jan-jun 2005.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Pinto, C. M., & Cavichioli, F. (2017). O design de uma unidade de curso para o ensino de Português como segunda língua. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228542