Modelo holístico: respaldo teórico para ensino de L2 e avaliação de materiais didáticos

Autores

  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrícia Cavichioli Braida Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228339

Palavras-chave:

L2, Materiais didáticos, Modelo holístico

Resumo

The aim of this paper is to present some relevant issues about the elaboration of materials for teaching a second language taking into account the Richter’s Holistic Model. Examples of task-based learning exercises of a class will be showed in order to give theoretical support for evaluation criterions of didactic materials.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora efetiva do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos digitais, formação de professores de línguas e tecnologias.

Fabrícia Cavichioli Braida, Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos

Possui Graduação em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas), Mestrado e Doutorado em Letras (Área de concentração Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desempenha a atividade de professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Júlio de Castilhos. Possui vasta experiência no ensino a distância atuando, principalmente, nas disciplinas de Morfologia da Língua Portuguesa, Sociolinguística, Pragmática da Língua Portuguesa e Produção e Análise de Materiais Didáticos em Língua Portuguesa.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (1992). A abordagem comunicativa a do ensino de línguas: promessa ou renovação na década de 80? Disponível em: www.icea.gov.br/ead/CTP009/Prof_Dr_Jose_Carlos.pdf . Acesso em: 30 Ago. 2006.

CARRELL, P. L. Interactive text processing: implications for ESL/second language reading classrooms. In: CARREL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988, p. 239-259.

ELLIS, R. SLA research and language teaching. Oxford, Oxford University Press, 1997. FLEURI, Reynaldo Matias. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. Disponível em: http://< www.ced.ufsc.br/nucleos/mover/ >. Acesso em: 28 Ago. 2003.

GIOVANNINI, A; PERIS, E.M; CASTILLA, M.R; BLANCO, T.S. Profesor en acción 1: El proceso de aprendizaje. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996.

GOODMAN, K. The reading process. In: CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

GOUGH, P.B. One second of Reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3ed. Newark, International Reading Association, 1985. RICHTER, M. G. Aquisição da linguagem e ensino. Santa Maria: UFSM, 2000. Não paginado. Digitado.

GOUGH, P.B. Ensino do Português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

GOUGH, P.B. Curso de extensão em língua portuguesa. [Santa Maria], 2003, mimeografado.

GOUGH, P.B. Rumo a uma concepção holística de formação docente. Projeto número 016280, registrado no Gabinete de Projetos do Centro de Artes de Letras – UFSM, 2004.

RICHTER, M. G.; PINTO, C. M.; CAVICHIOLI, F. Material didático, cognição e aquisição. Revista Expressão. CAL – UFSM (no prelo).

RUMELHART, D. E. Toward an interactive model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3 ed. Newark, International Reading Association, 1985, p. 722-751.

PINTO, C. M.; CAVICHIOLI, F. O design de uma unidade de curso para o ensino de língua. Revista Eletrônica Linguagens e Cidadania. Santa Maria, ed. 14, jul-dez 2005. Disponível em http://www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania%3E. Acesso em: 20 Dez. 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Pinto, C. M., & Braida, F. C. (2017). Modelo holístico: respaldo teórico para ensino de L2 e avaliação de materiais didáticos. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228339