O design de uma unidade de curso para o ensino de Português como segunda língua

Autores/as

  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrícia Cavichioli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228542

Palabras clave:

Design, Ensino de Português, Segunda língua

Resumen

O cenário atual mostra que vários estudos vêm sendo realizados para o ensino de línguas, principalmente para o ensino de português como segunda língua (PLE). Para tanto, o propósito deste artigo é relatar alguns pontos importantes para a elaboração de material didático assim como apresentar alguns preceitos teóricos sobre ensino de línguas, ensino comunicativo e aquisição da linguagem. A teoria será exemplificada com uma aula de PLE, a fim de mostrar como pode ser o trabalho de um designer de curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora efetiva do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos digitais, formação de professores de línguas e tecnologias.

Citas

AEBERSOLD, J. A; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher. Cambridge University Press, 1997.

ELLIS, R. Understanding second language acquisition. Oxford University Press, 1986.

GIOVANNINI, A; PERIS, E.M; CASTILLA, M.R; BLANCO, T.S. Profesor em acción 1: El proceso de aprendizaje. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996.

GOUGH, P.B. One second of Reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3ed. Newark, International Reading Association, 1985.

GOODMAN, K. The reading process. In: CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

HUDSON, T. Theoretical perspectives on reading. In: Annual Review of Applied Linguistics. New York: Cambridge University Press, 1998.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

LEFFA, Vilson. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson. J. (Org). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p.13-38.

NUNAN, D. Second Language Teaching and Learning. Boston, Massachusetts: Heinle and Heinle Publishers, 1999.

RICHTER, M. G. Ensino do português e interatividade. Santa Maria: UFSM, 2000.

RICHTER, M. G. Por um modelo holístico de formação docente. In: Linguagens e Cidadania, N° 13, Jan-jun 2005.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Pinto, C. M., & Cavichioli, F. (2017). O design de uma unidade de curso para o ensino de Português como segunda língua. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228542