Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth

Autores/as

  • Mariana Costa Nascimento Doutoranda em Educação (PPE) Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X21071

Resumen

O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico.  Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Mariana Costa Nascimento, Doutoranda em Educação (PPE) Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação (PPE/UEM). Bolsista CAPES. Mestre em Educação (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2010-2013). Pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem. Professora da Educação Infantil na rede municipal de Maringá. Participante do Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2017-08-02

Cómo citar

Nascimento, M. C., & Calsa, G. C. (2017). Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth. Literatura E Autoritarismo, (29). https://doi.org/10.5902/1679849X21071