Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X21071Resumen
O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico. Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
BUJES, M. I. E. Descaminhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 11-33.
CARVALHO, L.R.R. Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, 2013.
COSTA, M.V. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 139-153.
GATTI, B.A. Pesquisa, educação e pós-modernidade: conflitos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 595-608, set./dez.2005.
________. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. Revista EduFoco, 2010, p. 1-18. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/07.pdf. Acesso em 05 de maio de 2014.
GEWIN, V. (2012) Under a cloud: Depression is rife among graduate students and postdocs. Universities are working to get them the help they need. Nature, 490, 299-301.
LOPES, A. C. Bachelard: o filosofo da desilusão. In: ______. Currículo e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 27-73.
LOPES, R.G. A noção de obstáculo epistemológico. Núcleo Sephora de pesquisa. 2010. Disponível em: http://www.isepol.com/obstaculo_epistemo.html. Acesso em 17 de julho de 2014.
MORIN, E. Teoria e método. In:_______. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2007, p. 335-344.
_________. Os olimpianos. In: ______. Cultura de massa no século XX. 1º v. Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011, p. 99-103.
MENDEL, S.M.; GODINHO, L.B.R. Resiliência: aspectos psicopedagógicos e psicológicos. Psic.da Ed., São Paulo, v.1, n. 28, p. 7-21, jan./jun.2009.
MIRA, M.H.N. A evolução dos possíveis e dos necessários: sua influência nos processos criativos. Revista Brasileira de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 3-17, jan,/mar.1987.
OLIVEIRA, F. N.; MACEDO, L. Resiliência e insucesso escolar: uma reflexão sobre as salas de apoio à aprendizagem. Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 983-1004, 2011.
PIAGET, Jean. O desenvolvimento mental da criança. In:________. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 13-68.
REBEIRO, G. B. F. Fatores protetivos e o jogo de regras Rammikub: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, 2012.
ROTH, P. Indignação. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, 171 p.
SAGAN, Carl. A coisa mais preciosa. In: ______. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 17-37.
_______. Ciência e esperança. In: ______. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 38-53
VEIGA-NETO, A. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 23-38.
WEISS, M.L.L. A avaliação e a instituição escolar. In: BOSSA, Nadia Aparecida; OLIVEIRA, Vera Barros de (Orgs.) Avaliação psicopedagógica de criança de 7 a 11 anos. Petropólis: Vozes, 2010, p. 166-173.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).