Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury

Autores

  • Mariana Costa Nascimento Mestranda em Educação (PPE) Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X19559

Resumo

A impressão de livros proporcionou o avanço e quebra de fronteiras, em decorrência de sua circulação mundial advindas da expansão do comércio entre Europa e Ásia. Além disso, repercutiu em mudanças cognitivas, sociais e afetivas para os povos de todo o mundo. O impresso, desde a sua origem passou a ser o novo condutor de ideias. Devido a propagação de crenças e valores, os livros passaram a ser proibidos e queimados em vários países ditatoriais, visto que os impressos poderiam corromper a base social e moral da sociedade. Esse contexto pode ser observado na obra Fahrenheit 451 de Ruy Bradbury. O enredo narra a história de uma cidade em que os livros eram proibidos e como consequência queimados pelos bombeiros que executavam exclusivamente esse ofício. Partindo dessa obra procurou-se convergir os escritos de Bradbury com os conceitos de Jean Piaget e Sergi Moscovici. Os resultados indicam que a articulação entre os autores foi possível, pois a obra Fahrenheit 451 aborda aspectos psicossociais, pertinentes ao desenvolvimento individual e a relação dos grupos sociais formados pelos personagens da literatura. Além disso, a obra problematiza o papel do professor em sala de aula, visto que ao selecionar determinado autor e consequentemente excluir outros, o docente está “queimando” os demais escritores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geiva Carolina Calsa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEM.

Doutora em Educação. Psicopedagoga pelo Centro de Estudos de Curitiba – CEP/Curitiba. Líder do Grupo de Estudos, Aprendizagem e Cultura (GEPAC)

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Nascimento, M. C., & Calsa, G. C. (2015). Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury. Literatura E Autoritarismo, (25). https://doi.org/10.5902/1679849X19559