Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X21071Resumo
O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico. Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.
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