ESPORTE-ESPETÁCULO NA ECONOMIA CRIATIVA: FUTEBOL E PROMOÇÃO CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369422402Palavras-chave:
Desenvolvimento, Economia Criativa, Esporte-espetáculo, Patrimônio Cultural.Resumo
O presente artigo objetiva elaborar conceitos referentes ao tratamento do termo economia criativa, pluridimensionado, mas já bem institucionalizado, e relacioná-lo com a atividade desportiva, em especial, o futebol, que é ao mesmo tempo um símbolo cultural e atividade econômica de alta rentabilidade no mundo contemporâneo, por meio de pesquisa bibliográfica e do método hipotético-dedutivo. Tendo sido elevado à categoria de espetáculo de proporções globais e modalidade empresarial de alta rentabilidade, o futebol hoje se situa no patamar das atividades de maior projeção enquanto entretenimento e patrimônio cultural na maioria dos países ocidentais e a sua relação direta com os setores criativos da economia o qualificam como categoria de estudo nesse campo. À vista do panorama apresentado, tem-se como problemática dessa pesquisa analisar a contribuição do futebol para o desenvolvimento local, regional e mundial, a partir do seu campo intangível, ao auxiliar e, ao mesmo tempo, fazer parte da Economia Criativa.
Downloads
Referências
A TRIBUNA. Sem master há mais de dois anos, Santos negocia com rede de sorvetes. Disponível em: <http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/esportes/sem-master-ha-mais-de-dois-anos-santos-negocia-com-rede-de-sorvetes/?cHash=73b7e78a8406dd02946
f0b056836915f>. Acesso em: 14. nov. 2015.
ADNEWS. Palmeiras recorre a crowdfunding para contratar jogador. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/negocios/palmeiras-recorre-a-crowdfunding-para-contratar-jogador>. Acesso em: 14 nov. 2015.
ALVES, José Antônio Barros; PIERANTI, Octavio Penna. O estado e a formulação de uma política nacional de esporte no Brasil. RAE electron., São PaulO, v. 6, n. 1, jul. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000100002&lng
=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 abr. 2016.
ALVITO, M. A parte que te cabe nesse latifúndio: o futebol brasileiro e a globalização. Análise Social, Lisboa, v. 41, n.179, p.451-474, 2006
ATKEARNEY. Winning the Business of Sports. Disponível em: <https://www.atkearney.com/documents/10192/5258876/Winning+in+the+Business+of+Sports.pdf/ed85b644-7633-469d-8f7a-99e4a50aadc8>. Acesso em: 16 abr. 2016.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2013. 111p.
BENTO, Jorge Olímpio. Futebol: sonhos, paixões e cultura. Revista USP 99, v. 11, n. 30, 2013.
BERTON, R., BAZANINI, R., DONAIRE, D. Mercado de Bens Simbólicos do Futebol: A Estratégia Empreendedora da Gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v. 2, jun. 2013. Disponível em: <http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/35>. Acesso em: 08 abr. 2016.
BRASIL. Lei Nº 13.155, de 4 de agosto de 2015. Estabelece princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática para entidades desportivas profissionais de futebol. Diário Oficial da União. Brasília: 4 ago. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13155.htm>. Acesso em: 22 nov. 2016.
______. Ministério da Cultura. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011–2014. Brasília, 2011.
______. RECEITA FEDERAL. Legislação. PROFUT. Acesso em: http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/legislacao/legislacao-por-assunto/parcelamento-da-mp-no-671-2015-times-de-futebol-profut. Acesso em: 2 abr. 2016.
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO. Transparência. Acesso em: http://www.flamengo.com.br/site/download/transparencia. Acesso em: 07 abr. 2016.
COBRA, Caique. Brasileirão: Saiba quanto seu clube ganha de dinheiro da TV Globo. Disponível em: <http://torcedores.com/noticias/2015/09/brasileirao-saiba-quanto-seu-clube-ganha-de-dinheiro-da-tv-globo>. Acesso em: 16 abr. 2016.
DAMO, A. S.; OLIVEN, R. G. O Brasil no horizonte dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016: sua cara, seus sócios e seus negócios. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 19, n. 40, p. 19-63, jul./dez. 2013
FERKINS, Lesley; SHILBURY, David; MCDONALD, Gael. The role of the board in building strategic capability: Towards an integrated model of sport governance research. Sport Management Review, v. 8, n. 3, p. 195-225, 2005.
FIEL TORCEDOR. Planos. Disponível: <http://www.fieltorcedor.com.br/planos.asp>. Acesso em: 14 nov. 2015.
FRANCO JÚNIOR Júnior, H. Brasil, país do futebol?. Revista USP, v. 99, pp. 45-56, 2013.
GALLARD, Grant. Why Football is Part of the Creative Economy. Soccer politics. Disponível em: <https://sites.duke.edu/wcwp/2012/09/01/why-football-is-part-of-the-creative-economy/>. Acesso em: 02 abr. 2016.
HISTORICO FUTEBOL MELHOR. Torcedômetro. Disponível em: <http://historicofutebolmelhor.com.br/torcedometro>. Acesso em: 14 nov. 2015.
HUGHES, Rob. Former Star on the Soccer Field Tries to Level It. The saturday profile. The New York Times, 31 de out. 2009. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2009/10/31/world/europe/31platini.html?_r=1>. Acesso em: 22 ago. 2015
GLOBOESPORTE.COM. Conselho Fiscal reprova contas do Vasco pelo quarto ano consecutive. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/conselho-fiscal-reprova-contas-do-vasco-pelo-quarto-ano-consecutivo.html>. Acesso em: 20 set. 2015.
_____. Santos fecha patrocínio master para clássico contra o Palmeiras, na Vila. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2015/10/santos-fecha-patrocinio-master-para-classico-contra-o-palmeiras-na-vila.html>. Acesso em: 14 nov. 2015.
GONÇALVES, Emerson. Evolução das receitas dos direitos de transmissão e como ela é composta no Flamengo. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/evolucao-das-receitas-dos-direitos-de-transmissao.html>. Acesso em: 14 nov. 2015.
IBGC. Governança corporativa. Disponível em:<http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18161>. Acesso em: 03 abr. 2016.
INTERNACIONAL. Modalidades de associação. Disponível em: <http://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=8&setor=158&codigo=&r=1>. Acesso em: 14 nov. 2015.
JARVIE, Grant. Sport, culture and society: an introduction. Routledge, 2013.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
LEONCINI, Marvio P.; SILVA, Marcia T. Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Revista Gestão e Produção, v. 12, n. 1, p. 11-23, 2005.
MÁXIMO, Wellton. Parcelamento de dívidas com União tem adesão de 111 clubes de futebol. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/12/parcelamento-de-dividas-com-uniao-tem-adesao-de-111-clubes-de-futebol>. Acesso em: 16 abr. 2016.
MINISTÉRIO DOS ESPORTES. Coritiba lança modelo de gestão compliance e se torna o primeiro clube da América Latina a utilizá-la. Disponível em: <http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/55132-coritiba-lanca-modelo-de-gestao-compliance-e-se-torna-o-primeiro-clube-da-america-latina-a-utiliza-la>. Acesso em: 16 abr. 2016.
PACTO PELO ESPORTE. Disponível em: http://pactopeloesporte.org.br/. Acesso em: 2 abr. 2016
PERRUCI, Felipe Falcone. Clube-empresa: o modelo brasileiro para transformação dos clubes de futebol em sociedades empresárias. Dissertação (Mestrado em Direito) – Curso de Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos, Faculdade de Direito Milton Campos, Nova Lima, 2006.
PORTO, Antonio Augusto Cruz; TORRES, Cibele Merlin. A importância da percepção holística do consumidor como suporte de uma sociedade perdurável. Revista Direito e Liberdade, Natal, v. 15, n. 2, p. 63-92, maio/ago. 2013. Quadrimestral.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte-espetáculo e futebol-empresa. 1998. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
QUERINO, Ana Célia; SILVA, Juvêncio Borges. Diversidade cultural: proteção e tutela na pós-modernidade. Revista Direito e Liberdade, Natal, v. 16, n. 3, p. 11-35, set./dez. 2014. Quadrimestral.
RECBRASIL. Inovações tecnológicas no futebol. Disponível em: <http://recbrasil.com.br/2014/06/inovacoes-tecnologicas-no-futebol/.>. Acesso em: 22 abr. 2016.
RODRIGUES, Eduardo Fantato; MONTAGNER, Paulo César. Esporte-espetáculo, televisão e pedagogia do esporte: o que crianças compreendem e as relações com um programa esportivo de televisão. Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 10, v. 85, 2005.
SANTOS, L.M.V. A Evolução da Gestão no Futebol Brasileiro. Dissertação de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo: São Paulo, 2002.
SILVA, L. M.; GUIMARAES, P. B. V.; SILVA, L. C. . A autonomia das entidades gestoras do futebol brasileiro: viabilidade e limites da intervenção estatal. In: GUIMARÃES, Patrícia Vilar Borba; XAVIER, Yanko Marcius de Alencar. (Org.). Megaeventos e seu impacto jurídico: A Copa do Mundo, Olimpíadas e Desenvolvimento do Brasil. 1ed.São Paulo: Santarém, 2015, v. 1, p. 11-70.
SOARES, Mario Luiz. A miopia do marketing esportivo dos clubes de futebol no Brasil: proposta de um modelo de gestão de marketing esportivo para os clubes brasileiros. 2007. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SÓCIO PALMEIRAS. Associa-se. Disponível em: <https://socio-palmeiras.futebolcard.com>. Acesso em: 14 nov. 2015.
SOUZA, Gabriel Menandro Evangelista de. Adoção do regime de empresa e o futebol profissional. 2005. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Brasília.
TERRA. Da Série A, só três clubes não aderem ao Profut. Ao todo, mais de 100 entram no refinanciamento. Disponível em: <http://verdaoweb.terra.com.br/news.asp?nID=26694>. Acesso em: 16 abr. 2016
TOTALSPPORTEK. Premier League TV Rights Money Distribution (2016-19). Disponível em: <http://www.totalsportek.com/money/premier-league-tv-rights-money-distribution/>. Acesso em: 16 abr. 2016.
TOLEDO, L. H. Pode uma Relação Identitária Encolher? Futebol e Cultura em Tempos de Olimpíadas. In: José Carlos Marques (organizador). (Org.). A copa das Copas: reflexões sobre o mundial de futebol de 2014 no Brasil. 1. ed. São Paulo: Edições Ludens, 2015, v. 1, p. 7-33
UOLESPORTE. Patrocinador do Botafogo faz ‘promoção’ e muda preço de anúncio na camisa. Disponível em: <http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2015/03/08/patrocinador-do-botafogo-faz-promocao-e-muda-preco-de-anuncio-na-camisa/>. Acesso em: 14 nov. 2015.
VASCO. Vasco Dívida Zero. Disponível em: <http://www.vascodividazero.com.br>. Acesso em: 14 nov. 2015.
VEJA. Dívida Ativa da União – Clubes de futebol. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/complemento/esporte/pdf/dividas-times-futebol.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015
VERMELHO DE PAIXÃO. Mais 100 sacos de cimento para arena. Disponível em: <http://www.vermelhodepaixao.com.br/2015/02/mais-100-sacos-de-cimento-para-arena.htm>. Acesso em: 14 nov. 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.