Financiamento e privatização da Educação Infantil de 0 a 3 anos no Município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468701Palavras-chave:
Educação Infantil, financiamento, Parceria Público-PrivadaResumo
O trabalho teve por objetivo compreender a política de atendimento à Educação Infantil do Município de São Paulo no período de 2005 a 2018. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de natureza teórica e de tipo documental e bibliográfico. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa: i. em fontes primárias, com foco na legislação educacional, no orçamento municipal e nos dados de matrículas e escolas, compreendendo as três distintas redes; ii. em fontes bibliográficas acadêmicas sobre infância, direito à educação infantil, financiamento e privatização. O referencial teórico tem como base autores que desenvolveram estudos nas áreas de direito à educação, financiamento e privatização. O caminho analítico percorreu a trajetória histórica do conceito de infância, criança e de seu atendimento educacional, a positivação jurídica dos direitos das crianças, a política de financiamento dessa etapa educacional e as estratégias de atendimento e gestão propostas, em especial as que se orientam na direção da privatização dessa etapa de ensino. A análise dos dados permitiu identificar um aprofundamento da política de privatização na oferta de vagas para a Educação Infantil no Município de São Paulo, por meio da flexibilização desse atendimento.
Referências
ARELARO, Lisete. A não transparência nas relações público-privadas: o caso das creches conveniadas. In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Org). O público e o privado na educação: Novos elementos para o debate. 1ª. ed. São Paulo: Xamã, 2008.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
Acesso em: 15 de abril de 2019.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.Acesso em 25 de janeiro de 2017.
BRASIL. EC 095 - Novo Regime Fiscal. Brasília: Câmara Federal, 2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/emecon/2016/emendaconstitucional-95-15-dezembro-2016-784029-publicacaooriginal-151558-pl.html. Acesso em: 30 de maio de 2019.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação Anexo Metas e Estratégias 2014-24. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 24 janeiro de 2017.
BRASIL. Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf. Acesso em: 26 de maio de 2019.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº. 13.019 de 31 de julho de 2014, estabelece o Regime Jurídico das Parcerias entre Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13019.htm. Acesso em: 17/07/2019.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 108, de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Brasília, DF, 2020.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOMICIANO, Cássia Alessandra. O programa 'Bolsa creche' nos municípios paulistas de Piracicaba e Hortolândia: Uma proposta para alocação de recursos estatais à educação privada? 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro, 2009.
FINEDUCA/CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Nota 1/2016. A Aprovação da PEC 241 significa estrangular a educação pública brasileira e tornar letra morta o Plano Nacional de Educação 2014-2024, Brasília: 2016. Disponível em: http://www.fineduca.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Nota-conjunta-FINEDUCA-CNDE_01_2016.pdf. Acesso em 02/06/2108.
FRANCO, Dalva de Souza. Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
JORNAL DO SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Município de São Paulo). SINPEEM quer mais creches diretas e o fim da terceirização da educação infantil. Ano 23, nº. 179, dez. 2019.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luis Bonaparte. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
PEREIRA,João Márcio Mendes. As ideias do poder e o poder das ideias: o Banco Mundial como ato político-intelectual. Revista Brasileira de Educação, v. 19 n. 56 jan.-mar. 2014.
PINTO, José Marcelino de Rezende. O Financiamento da Educação na Constituição de 1988: 30 anos de mobilização social. Educ. Soc., v.39, nº. 145, p. 846-869, out.-dez., 2018.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
ROBERTSON, Susan L. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação v. 17, n. 50, maio-ago. 2012.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Lei nº. 17.244 de 2019. Dispõe sobre a criação dos Programas Mais Creche e Bolsa Primeira Infância. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-17244-de-5-de-dezembro-de-2019. acesso em: 19/01/2020.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Decreto nº. 59.134 de 2019. Dispõe sobre a criação dos Programas Mais Creche e Bolsa Primeira Infância. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-59134-de-12-de-dezembro-de-2019. Acesso em: 19/01/2019.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO) Prefeitura de São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº. 4.548 de 2017. Estabelece normas para a celebração e o acompanhamento de termos de colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e Organizações da Sociedade Civil visando à manutenção, em regime de mútua cooperação, de Centros de Educação Infantil – CEI para o atendimento de crianças na faixa etária de zero a três anos.http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-educacao-sme-4548-de-19-de-maio-de-2017. Acesso em; 11/01/2020.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO) Prefeitura de São Paulo. Secretaria de Gestão Pública. Roteiro de Leitura Lei Federal 13.019 de 2014 Parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. Agosto de 2017 – versão 2.0. Disponível em Acesso em 12/01/2020. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/coordenadoria_de_bens_e_servicos__cobes/index.php?p=227. 11/01/2020. Acesso em: 19/01/2019
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Infocidade: Educação – Tabelas. Escolas e Matrículas da Rede Municipal segundo Tipo. Município de São Paulo. Disponível em http://infocidade.prefeitura.sp.gov.br/htmls/8_escolas_e_matriculas_da_rede_municipal_s_2005_10934.html. Acesso em 15/11/2018.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Secretaria Municipal da Fazenda - Prestação de Contas – Orçamento. Disponível em: http://orcamento.sf.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/index.php. Acesso em: 10/08/2019.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Decreto nº. 57.575 de 2016. Dispõe sobre a aplicação, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015, que estabelece o regime jurídico das parcerias com organizações da sociedade civil.Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57575-de-29-de-dezembro-de-2016 Acesso em: 11/01/2020.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Prefeitura de São Paulo. Secretaria Especial de Comunicação. Proposta Orçamentária para 2020 da Prefeitura de São Paulo prevê aumento de 34,4% nos investimentos da cidade. Disponível em: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/proposta-orcamentaria-para-2020-da-prefeitura-de-sao-paulo-preve-aumento-de-34-4-nos-investimentos-na-cidade . Acesso em 18/01/2020.
SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do projeto do MEC. Educ. Soc., v. 28, n. 100 – Especial, p. 1231-1255, out. 2007.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________