Educação ambiental como instrumento de sensibilização comunitária: o caso em uma escola pública do município de Passo Fundo/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084238Palavras-chave:
Educação ambiental, Gestão, Meio ambiente, OrganizaçõesResumo
A Gestão Ambiental (GA) é uma prática que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. No setor público, especialmente na área educacional, a conscientização ambiental acaba proporcionando uma abrangência maior, repercutindo nas famílias através da absorção do conhecimento e na comunidade em geral. O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar o entendimento dos alunos de 5ª a 8ª série e professores de uma escola pública municipal de Passo Fundo quanto à educação ambiental como instrumento no processo de sensibilização comunitária. A metodologia utilizada foi de cunho descritivo, aplicado em estudo de caso, de modo qualitativo e com análise quantitativa, sendo a amostra composta por 12 professores e 144 alunos de uma escola municipal nas séries indicadas, no turno da manhã, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário específico para cada grupo com 10 questões fechadas, moldadas pela escala de Likert. Os resultados apontam a necessidade de uma melhor preparação dos professores para a abordagem do assunto junto aos alunos e, estes por sua vez, entendem que podem auxiliar efetivamente na construção de uma consciência coletiva quanto ao meio ambiente.
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