Educação ambiental como instrumento de sensibilização comunitária: o caso em uma escola pública do município de Passo Fundo/RS

Autores

  • Sandra Regina Toledo Santos Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Denise Regina Toledo Santos Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084238

Palavras-chave:

Educação ambiental, Gestão, Meio ambiente, Organizações

Resumo

A Gestão Ambiental (GA) é uma prática que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. No setor público, especialmente na área educacional, a conscientização ambiental acaba proporcionando uma abrangência maior, repercutindo nas famílias através da absorção do conhecimento e na comunidade em geral. O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar o entendimento dos alunos de 5ª a 8ª série e professores de uma escola pública municipal de Passo Fundo quanto à educação ambiental como instrumento no processo de sensibilização comunitária. A metodologia utilizada foi de cunho descritivo, aplicado em estudo de caso, de modo qualitativo e com análise quantitativa, sendo a amostra composta por 12 professores e 144 alunos de uma escola municipal nas séries indicadas, no turno da manhã, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário específico para cada grupo com 10 questões fechadas, moldadas pela escala de Likert. Os resultados apontam a necessidade de uma melhor preparação dos professores para a abordagem do assunto junto aos alunos e, estes por sua vez, entendem que podem auxiliar efetivamente na construção de uma consciência coletiva quanto ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Toledo Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Denise Regina Toledo Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Referências

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRASIL, Lei 9795/99, institui a Política Nacional de Educação Ambiental, 1999.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: Métodos e técnicas. São Paulo: Person Prentice Hall, 2004.

KRAEMER, Maria Elisabeth; TINOCO, João Prudêncio. Contabilidade e gestão ambiental. 1. Ed., São Paulo: Atlas, 2004.

LAYRARGUES, P.P. A crise ambiental e suas implicações na educação. In: Quintas, J.S (Org) Pensando e praticando educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2a ed. Brasília: IBAMA, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

PRONEA, Programa nacional de educação ambiental. Ministério do Meio Ambiente. 3ª Ed., Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Santos, S. R. T., & Santos, D. R. T. (2012). Educação ambiental como instrumento de sensibilização comunitária: o caso em uma escola pública do município de Passo Fundo/RS. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1028–1046. https://doi.org/10.5902/223613084238

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.