A logística reversa à serviço do desenvolvimento sustentável e o papel da escola com relação à educação ambiental

Autores

  • Lucas Juarez Hempe Faculdade Senac, Recife, PE
  • Cléa Hempe Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818733

Palavras-chave:

Logística reversa, Sustentabilidade, Meio ambiente, Educação ambiental, Escola

Resumo

A logística reversa é um tema que pode ser abordado na Educação Ambiental, em qualquer série/ano da Educação Básica. As escolas desempenham um papel importante em prol do Meio Ambiente, pois não mobilizam apenas os alunos, mas também seus familiares e toda a comunidade a desenvolver novos hábitos. Do mesmo modo, também contribuem para o cumprimento da Lei, a qual traz a responsabilidade compartilhada entre todos os gerado-res de resíduos da cadeia produtiva: fabricantes, comerciantes e cidadãos. O objetivo geral deste artigo foi apresentar ao leitor, por meio de um resgate de como sucedeu o surgimento desta ferramenta ambiental, a logística reversa, apresentando exemplos de sua aplicabilidade nos mais diversos setores, bem como as vantagens obtidas pelas orga-nizações ao agregar esta ferramenta ao seu sistema de gestão ambiental. A logística reversa trata-se de um recurso estratégico, à disposição das organizações, voltado para o desenvolvimento sustentável. Esta visa à obtenção de vantagens competitivas através da melhoria dos processos produtivos das organizações, aliadas à implantação de um sistema de gestão ambiental. Do mesmo modo, tem a missão de proporcionar um crescimento sustentável, exercen-do um papel muito mais amplo do que simplesmente auxiliar no cumprimento da legislação ambiental vigente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O presente artigo visa possibilitar ao leitor uma reflexão acerca da importância da logística reversa para o desenvolvimento sustentável das organizações e como sugestão de tema para ser discutido e abordado por professores e alunos no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Lucas Juarez Hempe, Faculdade Senac, Recife, PE

Bacharel em Administração, com linha de formação específica em Comércio Exterior pela Faculdade SENAC-PE. Aluno do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas nas Organizações pela FOCCA - Faculdade de Olinda.

Cléa Hempe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Geografia pela UNIJUI, Especialista em Gestão e Apoio Pedagógico na Educação Básica -UNICRUZ, Especialista em Mídias na Educação –UFSM, Mestra em Geografia – UFSM, Tutora do Curso de Especialização em  Educação Ambiental/Polo Presencial de Panambi, Professora de Geografia lotada no Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann Panambi.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Hempe, L. J., & Hempe, C. (2015). A logística reversa à serviço do desenvolvimento sustentável e o papel da escola com relação à educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 14, 17–25. https://doi.org/10.5902/2236130818733