Interdisciplinaridade e transversalidade na geografia: uma estratégia de ensino-aprendizagem

Autores

  • Jucemeire Borges Soares da Silva Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Luciana Borba Benetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820642

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Meio ambiente, Geografia, Projetos temáticos

Resumo

A interdisciplinaridade propõe a troca de reciprocidade e intensidade entre as disciplinas tornando possível aos alunos uma compreensão mais completa de uma situação problema, ultrapassando a fragmentação do conhecimento. O presente artigo versa sobre uma estratégia interdisciplinar, envolvendo o tema transversal: Meio Ambiente, na disciplina de Geografia, a qual foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pery da Cunha Gonçalves, localizada no município de São Gabriel/RS, no 6º ano, turma A, do Ensino Fundamental. Foram abordados temas como: separação do lixo, coleta seletiva, reciclagem, poluição, uso consciente da água. A metodologia desenvolvida foi a partir da prática de projetos temáticos, que proporcionaram uma compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o de despertar nos educandos uma consciência ambiental e promover uma aprendizagem mais significativa, o que ficou evidenciado nos resultados das avaliações em comparação aos resultados da turma onde não foi aplicada a estratégia interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Jucemeire Borges Soares da Silva, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e graduação em Estudos Sociais pela Universidade da Região da Campanha.

Luciana Borba Benetti, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associado I da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/Campus São Gabriel. 

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Publicado

2015-12-07

Como Citar

Silva, J. B. S. da, & Benetti, L. B. (2015). Interdisciplinaridade e transversalidade na geografia: uma estratégia de ensino-aprendizagem. Revista Monografias Ambientais, 14, 107–120. https://doi.org/10.5902/2236130820642