Ensino de Ciências: Avaliação de uma aula de Campo na Escola São Francisco de Assis em Jaciara/MT

Autores

  • César Silva de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Fábio Henrique Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Edenar Souza Monteiro Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820457

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Prática experimental, Meio ambiente

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar uma aula prática com alunos de uma escola pública da cidade de Jaciara-MT. Considerando vários aspectos intrínsecos da disciplina de ciências no ensino fundamental, o tema que alicerçou o estudo, além de trazer os aspectos relacionados aos conteúdos da disciplina, vislumbrou a prática educativa. Os resultados obtidos servem de base para repensar a prática utilizada pelos professores em sala de aula. As situações idealizadas tiveram bons resultados a fim de influenciar uma nova prática de ensino, onde o aluno foi ator principal de seu aprendizado. Os resultados apresentados são indicadores que a prática ajudou na formulação de conhecimento crítico, científico e social, pois as metas de estudo foram traçadas dentro da realidade regional. Desta forma, a aproximação dos estudantes com sua realidade vivenciada foi uma vertente principal que norteou o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, E.P.; TOURINHO. DISCUSSÕES METODOLÓGICAS: APERSPECTIVA QUALITATIVA NA PESQUISA SOBRE ENSINO/APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.

AZEVEDO, Maria. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de Ciências: unindo a teoria e a prática. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2004.

CASCINO, Fábio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.

MATOS, Deborah Dias. Aprendendo da prática : o ensino de ciências para crianças por meio de jogos e atividades experimentais / Deborah Dias Matos, Juliana Dias Matos.-- São Paulo : Porto de Ideias, 2012.

NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de Ciências / Roberto Nardi organizador.- 2. ed.- São Paulo: Escrituras Editora, 2009. - Educação para Ciência.Vários autores. PNNS. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais.

PELIZZARI, Adriana et al. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVASEGUNDO AUSUBEL. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:

SILVA, T.; LANDIN, M. AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE LAGARTO/S. Acesso em: 02 de março 2014.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WILSEK , Marilei A.Giodenis, TOSIN. João a. Puccin: Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas através da Resolução de Problemas. Disponível em: .. Acesso em: 01 de outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Oliveira, C. S. de, Oliveira, F. H., & Monteiro, E. S. (2015). Ensino de Ciências: Avaliação de uma aula de Campo na Escola São Francisco de Assis em Jaciara/MT. Revista Monografias Ambientais, 14, 209–216. https://doi.org/10.5902/2236130820457