Coordenação pedagógica em tempos de pandemia: representações sociais e práticas na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133885425

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico; Representações sociais; Pandemia.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações sociais dos coordenadores pedagógicos acerca do seu trabalho no contexto da pandemia e como tais representações estão relacionadas às suas práticas na escola pública. O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi realizada entrevista semiestruturada com dez coordenadores da rede municipal do Recife. Na segunda, foi feita observação direta da prática de uma coordenadora pedagógica. Analisamos o material coletado com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que, nas representações sociais dos coordenadores, seu trabalho durante a pandemia foi afetado pelo distanciamento social e falta de acesso a recursos tecnológicos. No entanto, a coordenação pedagógica buscou oferecer suporte à comunidade escolar para garantia da aprendizagem dos alunos. Ao relacionar as representações identificadas às práticas de uma coordenadora, constatamos que a coordenação exerce múltiplas funções, que comprometem sua atuação na formação continuada de docentes na escola.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora titular no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional – Centro de Educação – UFPE

Maria Isabel Francisco da Silva Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

´Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista Facepe. Professora de escola privada no municipio de Aldeia/PE. 

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Machado, L. B., & Ramos, M. I. F. da S. (2024). Coordenação pedagógica em tempos de pandemia: representações sociais e práticas na escola pública. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e85425. https://doi.org/10.5902/2318133885425