Escola e prática pedagógica no ensino médio: representações sociais de gestores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133869477Palavras-chave:
Prática Pedagógica; Gestores; Ensino médio.Resumo
Neste artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual buscou-se identificar e analisar as representações sociais de escola pública de ensino médio, elaboradas por gestores escolares. Foi realizamos um estudo de campo online com 10 gestores de escolas públicas estaduais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no âmbito do qual privilegiou-se narrativas dos gestores e enviadas por e-mail. O software Atlas.ti auxiliou a análise de conteúdo das narrativas. Os resultados revelam que as representações sociais de prática pedagógica dos gestores estão centradas no trabalho coletivo e que tais representações ressaltam a importância das boas relações e da postura ativa do gestor para fazer frente aos desafios da função, bem como reiteram a importância da prática pedagógica dos gestores para efetivação de políticas direcionadas às escolas de ensino médio.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Histórias de vida de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, 2015, p. 81-101.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmasio Afonso. Pesquisas sobre a escola e pesquisas no cotidiano da escola. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. especial, 2008, p. 133-145.
DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Reflexão em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n.100, 2007, p. 1105-1129.
HERNANDES, Paulo Romualdo. A reforma do ensino médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Revista Educação, Santa Maria, v. 44, 2019, p. 1-19.
HOLANDA, Everton Antonio; SILVA, Katarine Ninive Pinto. Escolas de tempo integral do Estado de Pernambuco: uma análise do cumprimento do objetivo de melhora da qualidade do ensino médio e qualificação profissional dos estudantes. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, 2017, p. 276 283.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloisa. Gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2006.
MACHADO, Laêda Bezerra. Escola pública e seus professores nas representações sociais deestudantes universitários. Processo CNPq na 304759/2017-1 (relatório final), 2021.
MELO, Lucio Leite de; MIRANDA, Nonato de Assis. Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante. RBPAE, Goiânia, v. 36, n. 1, 2020, p. 130-152.
MOSCOVICI, Serge. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Uerj, 2001, p. 45-66.
NETO, A. C., CASTRO, A. M. D. A. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, 2011, p. 745-770.
OLIVEIRA, Alessandra Terezinha; MENDES, Glauco Henrique Souza; BORIOLO, Raquel Ottani. Gestão escolar democrática e qualidade de ensino: estudo de caso em uma escola municipal no interior de São Paulo. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 6, n. 12, 2017, p. 79-91.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores. São Paulo: Xamã, 2003.
PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. In: PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001, p. 63-78.
PERNAMBUCO. Lei complementar 125, de 10 de julho de 2008. Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, Pernambuco, 11 jul. 2008. p.3.
SANTOS, Isabela. Macena; PRADO, Edna Cristina. A gestão democrática no Nordeste As formas de provimento do cargo de gestor escolar. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, 2018, p. 629-641.
SILVA, Gilvanildo; SANTOS, Liliane Claudice dos; GOMES, Eva Pauliana da Silva. Os desafios da gestão escolar no sertão alagoano: percepções de um gestor. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 37, 2019, p. 1-18.
SILVA, Givanildo; SILVA, Alex Vieira da; GOMES, Eva Pauliana da Silva. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 15, n. 1, 2021, p. 1-20.
SOUZA, João Francisco. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (orgs.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: UFPE, 2009.
SILVA JUNIOR, Luis Alberto; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no ensino de ciências em teses brasileiras. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, 2018, p. 715-728.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.