Programa Dinheiro Direto na Escola: práticas gestoras de escolas estaduais da Região Metropolitana Norte de Recife/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133866340

Palavras-chave:

gestão escolar, PDDE, participação, controle social.

Resumo

Neste texto apresenta-se o como funciona a gestão e o controle social do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - em escolas estaduais da Região Metropolitana Norte de Recife/PE, evidenciando as formas de participação da comunidade escolar e o papel das equipes gestoras no fomento à autogestão democrática. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete profissionais da gestão escolar vinculadas a escolas com unidades executoras próprias do PDDE. Os dados foram organizados com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a gestão e controle social do PDDE estão concentrados na gestão escolar e que isto ocorre em razão de condicionantes materiais e institucionais comuns nas escolas públicas. Têm sido diminutas as práticas de participação e controle social nos destinos do Programa.

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Biografia do Autor

Grécia Gracielle Bezerra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: bezerraaicerg@gmail.com

 

Laeda Bezerra Machado, UFPE

Doutora em Educação Professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional – Centro de Educação – UFPE

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Silva, G. G. B. da, & Machado, L. B. (2021). Programa Dinheiro Direto na Escola: práticas gestoras de escolas estaduais da Região Metropolitana Norte de Recife/PE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e66340, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133866340