Programa Dinheiro Direto na Escola: práticas gestoras de escolas estaduais da Região Metropolitana Norte de Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133866340Palavras-chave:
gestão escolar, PDDE, participação, controle social.Resumo
Neste texto apresenta-se o como funciona a gestão e o controle social do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - em escolas estaduais da Região Metropolitana Norte de Recife/PE, evidenciando as formas de participação da comunidade escolar e o papel das equipes gestoras no fomento à autogestão democrática. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete profissionais da gestão escolar vinculadas a escolas com unidades executoras próprias do PDDE. Os dados foram organizados com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a gestão e controle social do PDDE estão concentrados na gestão escolar e que isto ocorre em razão de condicionantes materiais e institucionais comuns nas escolas públicas. Têm sido diminutas as práticas de participação e controle social nos destinos do Programa.
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