Percepção e produção de sentido de participantes num curso de formação para gestores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870564

Palavras-chave:

gestão escolar, formação, percepção, formação de sentido

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a percepção de participantes num curso de formação para gestores escolares, promovido pela rede municipal de ensino de Salvador/BA. Para tal fim, o estudo abrangeu as categorias gestão escolar; formação de gestores; percepção e produção de sentido. A metodologia foi a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, apoiada pelas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com aplicação de questionários. Foi considerada a relação entre os aspectos objetivos e subjetivos das políticas de formação, na tentativa de conciliar as perspectivas que coexistem no campo. Conclui-se que o curso ofertado teve caráter pontual, com fragilidade teórica e ausência de conteúdos relativos ao planejamento estratégico de gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF/UNEB). 

Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador/BA

Jomária Araujo, Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB. Mestra pelo Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB.

Professora da rede municipal de ensino de Salvador/BA.

Ione Leal, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, Especialização: Ensino da Geografia e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto no Curso de Geografia do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV (Jacobina) e do Programa de Mestrado em Educação e Diversidade (MPED) com os componentes curriculares Gestão da Educação e Políticas Educacionais e Laboratório I, II e III. 

Ivan Novaes, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação (PhD) - Université de Sherbrooke - Canadá, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Realizou estudos de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS. Foi coordenador fundador e, atualmente, professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professor do Programa de pós-graduação Educação e Contemporaneidade, ambos vinculados ao Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia - Uneb. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF, com cadastro no CNPQ. Desenvolve estudos, atividades técnicas e pesquisas nos campos da gestão escolar e universitária, planejamento educacional e avaliação institucional. Assessor Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Bahia - Uneb, coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI.

Referências

ARAÚJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira. Parcerias entre a rede pública municipal de ensino de Salvador - BA e creches e pré-escolas comunitárias: uma estratégia que visa contribuir para a universalização da educação infantil no município. Salvador, 2015. 146f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

FNDE. Caderno de estudos do Curso Competências Básicas. Brasília: FNDE, 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.

FRANCO, Alexandre de Paula. A formação de gestores escolares nos cursos de Pedagogia. São Paulo: USP, 2014. 300f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo.

FREITAS, Kátia Siqueira. Gestão da educação: a formação em serviço como estratégia de melhoria da qualidade do desempenho escolar. In: CUNHA, Maria Couto (org.). Gestão educacional nos municípios: entraves e perspectivas. Salvador: UFBA, 2009, p. 165-196.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, 2000, p. 97-112.

NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Políticas públicas de formação do gestor escolar na rede municipal de Salvador-BA: uma análise do curso de gestão escolar. Salvador, 2015. 99f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

NOVAES, Ivan Luiz. CARNEIRO, Breno Pádua Brandão. Enlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, 2012, p. 95-104.

OGAWA, Mary Natsue; FILIPAK, Sirley Terezinha. A formação do gestor escolar. EDUCERE, 11, 2013. Anais ... Curitiba: PUCPR, 2013, p. 94-108.

RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi; ROCHA, Simone Albuquerque da; STOFFEL, Tânia Maria. Estado da arte sobre formação do gestor escolar. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 17, n. 34, 2011, p. 94-109.

SALVADOR. Vídeo de divulgação do curso de gestores escolares. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=plD_VOQAfQs&feature=youtu.be. Acesso em: 10 mar. 2022.

SALVADOR. Portaria n. 297 de 2019: orienta e unifica o processo de eleição para os cargos em comissão de diretor e vice-diretor de unidades de ensino integrantes da rede pública municipal de ensino do Salvador. Salvador: DOM, 2019, p. 5.

SANTOS, Luciene Costa dos. Gestão e organização colaborativa: fios e tramas da relação entre conselho e direção escolar em uma pública municipal de Salvador. Salvador: Uneb, 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

SERPA, Dagmar. Formação de gestores escolares não atendem às demandas do dia a dia. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/509/formacao-de-diretores-nao-atende-as-demandas-do-dia-a-dia. Acesso em: 10 mar. 2022.

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado. A criação de um portal para partilhar experiências da gestão da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, Salvador/BA, com a avaliação da aprendizagem. Salvador: Uneb, 2016. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. Perfil e formação de gestores escolares no Brasil. Dialogia, São Paulo, n. 19, 2014, p. 47-66.

Downloads

Publicado

11-08-2022

Como Citar

Vasconcelos, C. R. D., Araujo, J. A. Q. de C., Leal, I. O. J., & Novaes, I. L. (2022). Percepção e produção de sentido de participantes num curso de formação para gestores escolares. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70564, p. 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133870564