Regulação governamental em tempos de crise no segmento privado do ensino superior brasileiro

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Antonio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária
  • Migulangelo Gianezini Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Leticia da Silva Cunha Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863539

Palavras-chave:

Regulação. Ensino Superior. Gestão Universitária

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo de discutir os impactos dos movimentos regulatórios nas IES brasileiras a partir do panorama apesentado nos atos regulatórios publicados desde o início da pandemia covid-19 no Brasil. Por meio de uma análise documental, considerando portarias, pareceres e medidas provisórias publicadas desde março de 2020, buscou-se compreender a dinâmica regulatória neste período de crise e o papel de cada entidade neste processo. Ao analisar os dados as categorias de análise foram concebidas a partir da análise de conteúdo e ofereceram condições para compreender o movimento que impactou o ensino superior brasileiro. Os resultados demonstram que o papel do Conselho Nacional da Educação foi essencial para a prototipação do modelo brasileiro de ensino mediado por tecnologias.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Desde 2019, é Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Administração – Comércio Exterior. Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação e regulação da educação superior e gestão acadêmica. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas e executivas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias de gestão dos indicadores provenientes do ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integrao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC. 

Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). 

Migulangelo Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Administrador (CRA/SC 30398), Bacharel em Administração, Licenciado em Ciências Sociais, Tecnólogo em Gestão do Comércio Exterior, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Especialista em Integração e Mercosul, MBA em Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Doutor em Agronegócios (com bolsa CNPq). Realizou seu pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve suas atividades como Pesquisador e Docente Permanente dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc desde 2013. No âmbito da Educação Superior, tem experiência como Gestor de IES (Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretor de Unidade Acadêmica e Diretor Geral), além de Professor e Coordenador em cursos de Graduação e Pós-Graduação. É CoLíder do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento (GEComD). Exerce atividade de Supervisão e Avaliação ad hoc para o Ministério da Educação (SERES/INEP/MEC) desde 2004. É conselheiro da Editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (EdiUNESC) desde 2015 e membro do Conselho Editorial da Revista de Extensão. É membro da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural (SOBER), da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE) e da Associazione Internazionale Ricercatori Italiani (AIRIcerca). 

Leticia da Silva Cunha, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Acadêmica do curso de Administração

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Publicado

24-04-2021

Como Citar

Francisco, T. H. A., Melo, P. A. de, Gianezini, M., & Cunha, L. da S. (2021). Regulação governamental em tempos de crise no segmento privado do ensino superior brasileiro. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63539, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133863539