O impacto da Covid-19 no cotidiano escolar: um estudo sobre o trabalho de gestores escolares em Jacobina/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863188

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Trabalho dos Gestores, Escolas municipais, Pandemia.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa exploratória cujo objetivo foi compreender as mudanças ocorridas no trabalho de gestores escolares com a pandemia da Covid-19. O trabalho da gestão envolve uma série de atribuições inerentes às dimensões que orientam o funcionamento das escolas e a chegada da pandemia fez com que, de forma emergencial, estes profissionais tivessem suas formas de atuação alteradas. A pesquisa foi desenvolvida com gestores de escolas municipais de Jacobina/BA. A análise de dados permite-nos inferir que os gestores envidaram esforços para garantir a oferta do ensino e funcionamento das escolas e têm enfrentaram dificuldades para executar suas atividades de forma remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Oliveira Jatobá Leal, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia

Ione Oliveira Jatobá Leal é Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV Jacobina, Bahia, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora e vice líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – (NUGEF/UNEB) e integrante do Grupo de pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA/UNEB).

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos é Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador/BA. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF/UNEB).

Lenizan Passos Rios, Universidade do Estado da Bahia UNEB- Campus IV.

É gestora da escola Núbia Maria Mangabeira, Jacobina-BAhia, Mestranda no Mestrado Profissional e Educação e Diversidade – (MPED) e pesquisadora do Grupo de pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA/UNEB).

Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araújo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus I.

é gestora escolar da rede  municipal de ensino de Salvador/BA. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF) e do Grupo de pesquisa em Formação do Educador (FECOM).

Referências

BRASIL. O que é a covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em 15 out. 2020.

BIMBARATI, Ana Paula. Como estão as escolas de referência no Ideb na quarentena? Revista Nova Escola. Acesso em: https://novaescola.org.br/conteudo/19592/como-estao-as-escolas-de-referencia-no-ideb-na-quarentena. Acesso em 15 out. 2020.

FERREIRA, Anna Rachel. Mudança de rotina: como se manter próximo das famílias em tempos de pandemia. Revista Nova Escola São Paulo. Acesso em: https://novaescola.org.br/conteudo/19087/mudanca-de-rotina-como-se-manter-proximo-das-familias-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 15 out. 2020.

JACOBINA/BA. Lei municipal n. 1.231, de 17 de dezembro de 2013: dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação básica do município. 17 de dezembro de 2013.

LEAL, Ione O. Jatobá. A percepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina/BA. Salvador: Uneb, 2016. 164f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia.

PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v. 11, n . 1, 2020, p. 20-31.

ROHSNER, Juliana. Gestão escolar e pandemia: novos e antigos desafios e possibilidades. E-Docente, São Paulo. Disponível em https://www.edocente.com.br/gestao-escolar-e-pandemia-novos-e-antigos-desafios-e-possibilidades. Acesso em 15 out. 2020.

SOARES, Erineuda do Amaral; FERREIRA, Helena; ARAÚJO, Patrícia. O papel do gestor escolar e sua implicação no processo de ensino aprendizagem. ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE, 4, 2020. Brasília: Anpae, 2020, p. 162-167.

MARTINS, Ana P. Maioli; BOCANELLI, Cláudio R. O papel do diretor de escola frente aos novos desafios da gestão escolar. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 7, n. 2, 2010, p. 80-85.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre. Penso, 2016.

VANDRESEN, Ana Sueli Ribeiro; FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Conhecimentos administrativos necessários para o gestor. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/352-4.pdf. Acesso em 3 fev. 2015.

Downloads

Publicado

24-04-2021

Como Citar

Leal, I. O. J., Vasconcelos, C. R. D., Rios, L. P., & Araújo, J. A. Q. de C. (2021). O impacto da Covid-19 no cotidiano escolar: um estudo sobre o trabalho de gestores escolares em Jacobina/BA. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63188, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133863188